Na manhã desta quinta-feira, 6, o Conselho Municipal de Assistência Social realizou mais uma Pré-conferência de Assistência Social. Dessa vez, o encontro foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop), e teve o intuito de escutar os usuários do serviço e discutir as políticas de atendimento do equipamento.

A conselheira Vanessa Severino, que também é coordenadora municipal de Proteção Social Especial, lembra que o objetivo das pré-conferências é chamar o público para participação social. “Eles vão justamente falar como está sendo a oferta do serviço, se está sendo a contento o atendimento ou se não tá sendo, como está o espaço físico e o atendimento técnico. Então, é um momento que eles têm mesmo de exercer a cidadania”, afirma.

“Já que a política de assistência social é destinada ao bem-estar social dos usuários, então, mais do que justo que eles participem do desenvolver dela. E a pré-conferência é um espaço que possibilita isso”, ressalta o gerente do Creas Pop, Iure Lima. Para ele, é o momento de saber o que pode ser melhorado ou mantido no serviço, permitindo o desenvolvimento de uma política construída coletivamente.

Os usuários do Creas Pop encararam o encontro de forma positiva. David Alan, que vive em situação de rua e frequenta o Centro, destaca que o serviço é um importante apoio, mas pode melhorar em alguns aspectos. Agora, ele tem o espaço para expor sua avaliação. “Eu acho muito legal, porque nós vamos poder expressar as nossas necessidades”, diz.

Esta pré-conferência faz parte de um conjunto de 17 encontros que estão sendo realizados na zona urbana e na zona rural de Vitória da Conquista. Os eventos têm como objetivo criar um espaço democrático, recebendo da população as suas demandas e sugestões de melhorias. Essas propostas serão levadas para a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.