Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, o Governo Mais Perto de Você levou os serviços da Rede Municipal de Assistência de Assistência Social que atendem crianças e adolescentes para Praça Nove de Novembro. O objetivo foi alertar a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O ato público é parte da programação da campanha “Não Feche os Olhos”, tema da Semana de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Campanha chama atenção para um grave problema social, que produz a cada ano no Brasil mais de 500 mil vítimas, segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

“Este é o momento de pedirmos a todos para ficarem atentos aos seus filhos e denunciarem os crimes contra as crianças e os adolescentes. Agradeço a colaboração de todos e registro aqui o total apoio do prefeito Herzem Gusmão, que está atento às questões das crianças e dos adolescentes do nosso Município” ressaltou Irma Lemos, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social.

Durante o evento, que contou com a parceria de entidades governamentais e não governamentais, educandos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Valéria fizeram apresentações de capoeira, violão e canto coral, uma pequena demonstração das oficinas ofertadas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que funcionam nos CRAS da zona urbana e rural.

Michael Farias, diretor de Assistência Social agradeceu a todas as entidades parceiras do evento, que  neste dia de mobilização nacional se uniram à Prefeitura para o combate à violência sexual de crianças e adolescentes. “Nós viemos hoje em praça pública para lutar e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes e para garantir o desenvolvimento sexual saudável de todas as crianças e adolescentes”, destacou Michael.

Para a coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Arlene Dantas, este é uma dia de conscientização de toda população. “O Núcleo da Uesb está de portas abertas, com uma equipe multidisciplinar para garantir a proteção integral de todas as crianças e adolescentes de nosso Município” salientou Arlene.