Notícias
Postado em 17 de maio de 2017 as 14:41:14
O secretário de Governo, Marcos Ferreira, participou, na manhã desta quarta-feira, 17, da oficina para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro (MTur). Realizada na Secretaria de Turismo do Estado, em Salvador, o evento contou com a participação de gestores e secretários municipais de toda Bahia e teve como objetivo fornecer subsídios ao MTur para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo nos destinos brasileiros.
O Mapa é um importante instrumento de planejamento e alocação de recursos. Para ser classificado como município turístico, é necessário a existência de um órgão municipal de turismo e a comprovação de dotação orçamentária para investimento neste setor. “O município de Vitória da Conquista já está bem avaliado no mapa (categoria B). No entanto, precisará de algumas adequações para poder receber, prioritariamente, recursos e incentivos do Governo Federal”, explica Marcos Ferreira.
Dos 417 municípios baianos, o Mapa do Turismo Brasileiro contemplou 117 cidades, distribuídas entre 13 zonas. O processo em andamento segue critérios fixados pela portaria número 268/2016, que determina a atualização do mapa a cada dois anos, coincidindo com o início das novas gestões estaduais e municipais.
O processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro será conduzido bienalmente por cada Unidade da Federação (UF). Os critérios para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017 estão estabelecidos pela Portaria Nº. 205, publicada dia 9 de dezembro de 2015.