Público lotou área de eventos do povoado, na região da Limeira

A 9ª Festa da Bandeira reuniu milhares de pessoas na noite de domingo (14), no povoado de Cabeceira do Jiboia, situado a quase 30 quilômetros da zona urbana de Vitória da Conquista, na região da Limeira. Para essa, que foi a primeira edição do evento após uma pausa de três anos, forçada pela pandemia da Covid-19, os organizadores contaram com uma série de apoiadores, entre eles a Prefeitura de Vitória da Conquista, que forneceu suporte nas áreas de iluminação, limpeza e organização do trânsito.

Seguindo a tradição da festa, a programação começou com a cavalgada, que mobilizou dezenas de cavaleiros e amazonas, num trajeto de cerca de 7 quilômetros, entre as localidades de Sítio Rodrigues e Cabeceira do Jiboia.

E, já na festa, subiram ao palco duas atrações que costumam reunir milhares de fãs, tanto nas plataformas digitais quanto nos shows: o cantor sergipano Devinho Novaes, hoje, um artista de alcance nacional, e a cantora Larissa Gomes, nascida ali mesmo na Limeira, cuja carreira caminha rapidamente para atingir o mesmo patamar de Devinho.

Além dos próprios moradores da região da Limeira, o público foi formado, em grande parte, por pessoas que moram na zona urbana de Vitória da Conquista e viajaram à Cabeceira do Jiboia para curtir a festa – a exemplo de Bia Souza, 42 anos, que esteve no evento pela primeira vez, atraída pelos artistas. “Sou fã de todos que cantaram aqui”, afirmou Bia, que desejou vida longa para a Festa da Bandeira: “Que continue por várias vezes. Ficou um tempo sem, e agora, voltando, tem que continuar com êxito”.

Artistas e fãs

Conhecido como “o Boyzinho”, Devinho Novaes ostenta hoje mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, além de uma média mensal de 354,6 mil ouvintes de suas músicas (“Não mudo”, “Alô”, “Mexeu comigo”, entre outras) no Spotify e um currículo que inclui parcerias com nomes como Gusttavo Lima, Marília Mendonça e a dupla Fernando e Sorocaba.

Já Larissa Gomes cumpriu ali uma espécie de “retorno ao lar”, já que seu primeiro show com uma banda ocorreu quando ela tinha 15 anos, na primeira edição da Festa da Bandeira. De lá para cá, a artista viu diversas mudanças, tanto no evento, que se tornou uma tradição local, quanto nas dimensões de sua própria carreira – hoje, seus hits, entre os quais “Deixa eu te superar”, “Surpresa” e “Mulher foda”, são ouvidos mensalmente por quase 17 mil pessoas no Spotify. Uma das mais ouvidas, “Idiota”, já ultrapassou a marca de 824,3 acessos na mesma plataforma de áudio.

“É uma felicidade sem fim cantar aqui onde eu comecei a minha carreira, literalmente”, disse a artista, minutos antes de entrar no palco e cantar para familiares, amigos, apoiadores, conhecidos e, principalmente, um grande número de fãs que a acompanha diariamente pelas redes sociais e costumam viajar para participar dos seus shows. “Todos os fãs-clubes estão aqui, reunidos hoje. E eu fico feliz demais por ver todas essas pessoas caminhando comigo”, comemorou Larissa.

Só no Instagram, Larissa possui quase 230 mil seguidores – um número em curva ascendente. Uma dessas pessoas é a criadora de conteúdo digital, Érica Soares, 34 anos, que afirmou já ter perdido as contas de quantos shows de Larissa Gomes acompanhou. “Não só em Conquista, como em outras cidades, também, foram mais de 20 ou 30 shows, por aí”, avaliou ela, que se diz “muito mais do que fã” e descreve a cantora como “uma pessoa ímpar”.

Érica participou da edição mais recente da Festa da Bandeira, em 2019, e espera que a tradição, agora retomada, seja mantida. “Confesso que eu estava sentindo falta, porque é uma festa que une as pessoas, traz a tradição e é algo que as pessoas precisam hoje em dia: se animar um pouco, levantar a autoestima. É muito bom”, comentou a digital influencer, que mantém um perfil na plataforma Kwai, onde produz vídeos de humor.

Organizadores e apoiadores

O vereador Luciano Gomes, organizador da Festa da Bandeira, chegou a se emocionar ao falar com o público, de cima do palco. Entre os motivos, o êxito da festa, que lotou a ampla área de eventos de Cabeceira do Jiboia. “Isto aqui não é só festa. É cultura. É a economia que gira na nossa comunidade”, comemorou. Outra razão para a emoção do parlamentar foi a forma como o público se mostrou ansioso para ver e ouvir a cantora Larissa Gomes – sua filha.

Ele compartilhou esse sentimento com a prefeita Sheila Lemos, que esteve na Festa da Bandeira ao lado de vários membros do Governo Municipal. “Larissa me realiza, porque eu adoro música”, disse Luciano. “É uma alegria imensa poder estar na Limeira, na terra onde eu nasci, e ouvir e ver Larissa cantando. Quero te agradecer, prefeita Sheila, pelo apoio à nossa festa. Estou muito feliz com sua presença aqui, na 9ª Festa da Bandeira”. Ao que Sheila respondeu: “Parabéns, Luciano, pela sua filha. E parabéns, Cabeceira do Jiboia, por essa artista, que é da terra”.

A prefeita Sheila Lemos destacou ainda a tradição da Festa da Bandeira. “Aqui, a cavalgada da Limeira, de Duas Vendas, já é tradicionalíssima. Este ano, graças a Deus, nós conseguimos apoiar, fazer essa parceria para trazer a cavalgada e essa linda festa de volta, resgatando a cultura da nossa querida e amada Zona Rural. E com música de qualidade, cultura e lazer para o nosso povo”, disse a prefeita. “A casa está cheia, a Limeira está lotada e a festa está muito bonita”, concluiu.