Ao longo desta semana está acontecendo diversas ações dentro da programação da 5ª Semana do Bebê de Vitória da Conquista. Mais uma atividade aconteceu nesta quarta-feira (9), voltada para qualificação dos enfermeiros(as) responsáveis pelo acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e também pelo pré-natal das gestantes na Atenção Básica.

Foram realizadas duas webpalestras, no período da manhã e da tarde, promovendo atualizações em Puericultura e em Pré-Natal, com assistência às gestantes com Doenças Hipertensivas e Diabetes Mellitus, ministrados pelo pneumopediatra Dr. Maxuell Nunes, a fisioterapeuta Ivanilda Matos e a obstetra Dra. Rosa Maria Caracas.

Nesse primeiro momento, o público-alvo foram os enfermeiros que são os profissionais que realizam habitualmente o pré-natal de risco nas unidades de saúde e que também fazem a consulta de puericultura, a fim de avaliar o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

A coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Gislany Silveira, ressalta que: “é de extrema importância atividades de qualificação desses profissionais, entendendo que são momentos de diálogo, de troca e formação necessários para que a gente possa prestar um cuidado integral para atender todas necessidades tanto da criança, quanto da mãe”.

A programação da Semana do Bebê segue até o próximo sábado (12) com atividades nas unidades de saúde da zona urbana e rural, nas unidades dos Cras de vários bairros e na Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista (Hospital Esaú Matos).