Educação
Postado em 8 de outubro de 2013 as 09:00:04
“Eu gostei do filme na tela grande, porque eu nunca assisti assim. É diferente”. Esta foi a impressão do estudante Cauã Batista, 6 anos, após a exibição de um dos sete curtas-metragens no primeiro dia da 4º Mostrinha de Cinema infantil de Vitória da Conquista. O evento, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com a correalização da Prefeitura de Vitória da Conquista, tem como objetivo estimular a formação cultural na sétima arte.
Assim como o pequeno Cauã, cerca de 3 mil crianças, entre 4 e 12 anos, de escolas públicas municipais participam das atividades, que vão até a próxima sexta-feira, 11, no Teatro Glauber Rocha, localizado na Uesb. Ao longo da programação, vão ser exibidos 25 filmes, nas categorias desenho animado, ficção e animação de diversos estados do país.
A educadora, escritora e fundadora do Cineduc (Cinema e Educação) e curadora da 4ª Mostrinha, Marialva Monteiro, falou sobre a seleção das obras exibidas: “Geralmente peço aos outros festivais infantis do Brasil que me mandem indicações. Então entramos em contato com os diretores e solicitamos cópias dos filmes”. Ela também destacou a importância do trabalho de levar a sétima arte às crianças: “Esta é uma excelente oportunidade para levar a elas filmes de qualidade, que não estimulem o consumismo e que contenham mensagens importantes para a vida”.
Para a diretora daEscola Municipal Zulema Cotrim, a participação dos alunos das escolas públicas no evento é de extrema importância. “Essa é uma forma de as crianças terem contato com uma nova linguagem, de aprenderem coisas novas fora da escola”, contou.
Além das exibições, alunos e professores da rede municipal de ensino também participarão de quatro oficinas audiovisuais que possibilitarão conhecimento teórico e prático sobre fotografia, animação, produção de vídeo e captação de som.