O evento vai exibir e premiar filmes produzidos pelos próprios estudantes

Além do distrito de Bate-Pé, que este ano chega à 5ª edição de seu Festival de Cinema, com filmes totalmente produzidos por alunos do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, o envolvimento com a sétima arte também está presente em outro distrito rural de Vitória da Conquista, o de Inhobim. Ali, os estudantes também fazem as vezes de diretores, roteiristas e atores, e exibem suas produções na Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim. O evento está marcado para o dia 31 de outubro, na Escola Municipal Paulo Setúbal, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A origem da mostra foi em 2009, quando, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi realizado o projeto “O que se aprende com o cinema: saberes e fazeres da relação cinema-educação”. Na ocasião, professores da Rede Municipal de Ensino participaram de oficinas sobre as possibilidades de utilização do cinema na sala de aula, e decidiram levar os resultados para as escolas onde atuam.

Foi daí que surgiu o Festival de Cinema de Bate-Pé e, posteriormente, a Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim. Esta última teve sua primeira edição em 2012, mas, um ano antes, os alunos já começavam a discutir filmes e também a produzi-los. “É um trabalho muito rico. Os alunos têm a oportunidade de mostrar que são capazes”, diz a professora Lídia Lemos, responsável por lecionar História de Artes. “Eles filmam com total liberdade. E quando fazem esse trabalho, elevam sua autoestima, pois criam algo que é valorizado pela comunidade escolar”, prossegue a professora.

Ao lado do colega Ricardo Brasil, responsável pela disciplina de História, e ainda de outros professores da Rede Municipal, Lídia faz parte do grupo Lentes Rurais, formado por profissionais docentes que se dedicam a discutir sobre cinema e educação. Além das discussões teóricas, o grupo também se lança a projetos que põem essa relação em prática. “É muito gratificante trabalhar com isso”, assegura Lídia.

Evento – A 2ª Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim acontecerá durante a tarde e a noite do dia 31 de outubro. No período vespertino, o corpo de jurados – formado por pessoas realmente envolvidas com cinema e educação – deverá se reunir para assistir aos cerca de vinte filmes concorrentes, e julgá-los, conforme as dez categorias: melhor filme, roteiro, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, figurino, documentário e revelação de 2013. A partir das 19h, as obras serão exibidas para a comunidade em geral e, em seguida, serão anunciados os premiados da noite.