Saúde
Postado em 27 de julho de 2019 as 10:32:55
O dia 27 de julho é considerado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho.
“Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho” (Artigo 19 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991).
Contudo, muito se vê, pouco se lê (sobre o assunto) – o fato é que as mortes, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são uma questão de saúde pública muitas vezes “invisível”, e até “naturalizada”, segundo os especialistas. No Brasil, quarta posição no ranking mundial, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.
Apesar de o termo acidente estar consagrado pelo uso, é preciso retirar dele a conotação fortuita e casual que lhe pode ser imputada, compreendendo que a maioria desses eventos é, em maior ou menor grau, perfeitamente previsível e prevenível. Acrescenta-se ainda, a não-concordância com a concepção de que determinados riscos são inerentes às atividades laborais, quando se discutem os acidentes de trabalho. O conceito de risco “inerente” traz consigo a ideia, amplamente difundida, da necessária presença de fatores de risco, considerados inseparáveis de determinadas atividades de trabalho. Considera-se que estes fatores existem por determinantes outros que não a impossibilidade técnica de sua eliminação ou controle.
Em 2018 Vitória da Conquista notificou 521 doenças e agravos relacionados ao trabalho, dos quais 95 foram acidentes de trabalho grave. No primeiro semestre de 2019 foram notificados 34 acidentes de trabalho grave. As ocupações com maior prevalência das notificações de acidente de trabalho grave em 2018 e primeiro semestre de 2019 foram respectivamente pedreiro, trabalhador agropecuário e marceneiro. Em 2017 Vitória da Conquista registrou 7 óbitos por acidente de trabalho.
O Cerest, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, tem realizado ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador com o objetivo de prevenir a ocorrência dos acidentes e doenças do trabalho. O Cerest presta assistência especializada aos trabalhadores adoecidos/acidentados, inspeciona ambientes e processos de trabalho para mapear/identificar riscos, investiga acidentes de trabalho grave e com óbito, promove ações educativas para qualificar os trabalhadores da rede SUS e notifica doenças e agravos relacionados ao trabalho.