O Fórum reuniu representantes de diferentes segmentos da sociedade e do Governo Municipal

A articuladora municipal do Selo Unicef, Cinara Ferraz, representou o prefeito Guilherme Menezes durante o Fórum

Sociedade e Governo unidos por uma meta transformadora: fortalecer as políticas públicas a partir de um plano de ações voltado para alcançar avanços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista. Atingir esse propósito, a partir de um consistente planejamento participativo, foi a principal missão do 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, realizado nessa quarta-feira, 6, no  Auditório da Escola de Formação em Saúde, após a apresentação cultural do Grupo de Hip Hop Força Jovem.

Com ampla participação de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil e de setores da Prefeitura, o fórum constitui uma das ações primárias para que Vitória da Conquista alcance o Selo Município Aprovado do Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef), que avaliará as políticas voltadas para o público infantojuvenil no quadriênio 2013-2016. A certificação é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.

Miguel Felício

O Fórum Comunitário Selo Unicef  representa uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para crianças e adolescentes. “Este é o momento para, em conjunto e de forma unificada, fazer um planejamento para enfrentar os desafios, compartilhar e fortalecer as ações, atividades e os programas que existem em cada secretaria voltados para crianças e adolescentes”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.

Lenira Figueiredo e Cinara Ferraz

Diagnóstico – Durante o evento, um dos momentos de destaque foi a apresentação do diagnóstico dos impactos sociais e da situação das crianças e adolescentes de Vitória da Conquista. O levantamento, apresentado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), representou o ponto de partida para o debate e para a construção das propostas do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.  Todas as ações serão desenvolvidas a partir da metodologia do Unicef.

Gilmar Lima

“A partir desse diagnóstico, a gente vai projetar melhorais para implantá-las até 2016 no intuito de potencializar as ações voltadas para crianças e adolescentes naquilo que for necessário”, informou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Lenira Figueiredo.  Após a apresentação dos diagnósticos, o próximo passo foi a divisão dos grupos de trabalho.

Juliane Ribeiro

A articulação de propostas em conjunto para compor o Plano Municipal de Ação foi aprovada pelos participantes do fórum. “Essa ação conjunta, entre sociedade e Governo, em busca de garantias, benefícios e proteção ao público infantojuvenil é muito importante e a cidade só tem a ganhar”, declarou o representante da Pastoral do Menor, Gilmar Lima. “Este evento é de grande importância para Vitória da Conquista”, avaliou a tesoureira da Associação Renovada de Moradores do Bairro Ibirapuera, Juliane Ribeiro.

Avanços – Por ser pioneiro em ações como serviço assistencial para população de rua e serviço especializado para a comunidade que vive na zona rural, Vitória da Conquista se destaca em comparação com outras cidades, conforme relatou a articuladora municipal do Selo Unicef, Cinara Ferraz que, na oportunidade, representou o prefeito Guilherme Menezes.  “Estamos à frente de muitos municípios com relação às políticas implantadas em prol da criança e do adolescente tendo em vista que o Governo Municipal sempre teve preocupação em dar prioridade às ações que atendam a esse público”, certificou.

Ademir Abreu

“As políticas desenvolvidas no nosso município chamam atenção como as ações do Hospital Municipal Esaú Matos, o Programa Conquista Criança e os serviços assistenciais”, completou o vereador Ademir Abreu. Na oportunidade, ele representou a Câmara Municipal de Vereadores.

Saiba mais – O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A certificação potencializa os direitos desse público, amplia e qualifica as políticas públicas e contribui para que sejam alcançados os objetivos do Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia.

Por meio dessa iniciativa, governos, sociedade, empresas e organismos internacionais unem esforços para melhorar as condições de vida do público infantojuvenil.