A abertura do 1º Festival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista (Festeccon) aconteceu na noite desta quarta-feira (9), em meio às comemorações pelos 182 anos de Vitória da Conquista. O festival é promovido pela união de duas secretarias municipais: Educação (Smed) e Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel).

Instalado no Centro Cultural Glauber Rocha, o Festeccon engloba o Congresso Municipal de Educação – que possui programação própria voltada para educadores e alunos – e também atrações culturais e exposições fotográficas para o público em geral. Foi montada uma estrutura coberta, com 3 mil assentos diante de um palco com diversos telões, além de estandes, salas e um coreto na área do estacionamento. O Planetário Municipal Professor Everardo Públio de Castro também estará em atividade durante o evento.

No discurso de abertura, a prefeita Sheila Lemos enfatizou que a harmonia entre as pastas foi fundamental para a realização do festival. “Nossos secretários compreendem a necessidade de fazer com que a educação e a cultura caminhem juntas em nosso município. Com o cuidado que temos em trazer eventos deste porte, estamos conseguindo, ano após ano, aprimorar nossos profissionais e consequentemente melhorar os indicativos da educação em nosso município”, acrescentou Sheila.

Encantadas com a variedade de atrações, as estudantes do 8º ano do Centro Educacional Moisés Meira, do Distrito de José Gonçalves, Ana Clara Novais, Giovana Gomes, Gizele Teixeira e Tainá de Jesus relatam que vieram a convite da própria escola e se surpreenderam com a qualidade do evento. “Amanhã, vamos falar aos colegas que quem não veio perdeu”, confessa Ana Clara.

As estudantes do Centro Educacional Moisés Meira, Ana Clara, Giovana, Gizele e Tainá.

A solenidade de abertura, que contou com as presenças dos secretários de educação, Edgard Larry, de Cultura, Xangai, e da ex-vice-prefeita, Irma Lemos, foi encerrada com a apresentação da banda da Guarda Municipal.

Show da banda Café com Blues

A atração a se apresentar no palco principal, no primeiro dos quatro dias de Festival, foi o conjunto conquistense Café com Blues.

Um grande público prestigiou os artistas da banda de blues com pegada regional, formada no final dos anos 90. Durante o show, o secretário e cantador Xangai fez uma participação com os músicos.

Às 8h30 desta quinta-feira (10) acontece a abertura oficial do Congresso Municipal de Educação, com a palestra de abertura: Aprender a Ser: Educador em sua Plenitude do palestrante Guilherme Davoli. Nos próximos dias se apresentam, sempre às 19 horas, grandes nomes da música brasileira como Elomar e Guilherme Arantes.