Instituída em 2004, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), começa na próxima semana, em todo o Brasil, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A semana tem o intuito de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. divulgação científica, incentivar e atrair, principalmente os jovens, para a área de pesquisas e tecnologias.

Em Vitória da Conquista o evento acontecerá de 19 a 22 de outubro, com coordenação da Prefeitura, por meio do Núcleo de Projetos ligado ao Gabinete Civil, em parceria com a Uesb e apoio de instituições públicas e privadas ligadas ao ensino e pesquisa, empresas e startups. Consta na programação, a realização de oficinas, debates, exposições, feira e mostras de ciências de forma presencial ou remota.

Na manhã desta quinta-feira (13), o Núcleo de Projetos se reuniu com representantes das instituições parceiras para ajustar os últimos detalhes do evento.

A abertura será na quarta-feira (19), às 19h, no auditório Glauber Rocha, na Uesb. As outras atividades acontecerão no Centro Cultural Glauber Rocha, das 9h às 18h, onde 32 instituições de ensino e empresas apresentarão temas ligados ao empreendedorismo, educação e ensino, tecnologia e inovação e inteligência artificial por meio de palestras, oficinas, minicursos e competições de robótica.

Palestras e orientações sobre profissão e desenvolvimento de carreira também serão realizadas em outros espaços, como a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e o auditório da OAB.

O evento é gratuito e destinado a estudantes, profissionais e pessoas interessadas na temática.