Ligado ao movimento de Reforma Sanitária, que teve início no Brasil na década de 1970, a Luta Antimanicomial ou Movimento Antimanicomial teve como marco inicial o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru-SP, em 1987. O encontro marcou o início de uma série de reflexões sobre saúde mental, desinstitucionalização e lutas em busca de uma sociedade mais justa e democrática, trazendo outras possibilidades de cuidado para as pessoas com sofrimento psíquico grave.

Como processo decorrente da mobilização de trabalhadores, usuários e familiares dos serviços de saúde mental, iniciou-se a Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB). Mais do que denunciar os manicômios como instituições produtoras de violência, o movimento antimanicomial propôs a construção de uma nova rede de serviços voltada para o cuidado da pessoa com transtorno mental, em defesa dos direitos humanos e do resgate da cidadania.

Após 26 anos de luta, são muitos os avanços e os desafios na assistência em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Vitória da Conquista figura entre os municípios que são referência no cuidado em saúde mental e continua trabalhando para que sua rede de atenção psicossocial seja cada vez mais fortificada.

Atualmente o município dispõe de:

Caps II: fundado em 2002, atualmente funciona no Centro de Referência Crescêncio Silveira, situado na Rua João Pedroso, S/N, Bairro São Vicente. O serviço oferece oficinas terapêuticas e atendimentos com os profissionais da equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, pedagogo, psiquiatra, homeopata, médico acupunturista, enfermeiro, assistente social, oficineiros e auxiliares de enfermagem e administrativo.

Caps AD: fundado em 2001, funciona na Rua João Pessoa, 222, Centro. O serviço presta atendimento permanente que propõe a redução de danos por meio da diminuição do uso da droga (lícita e/ou ilícita) pelo dependente químico, com uma equipe multidisciplinar, composta por médico clínico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, pedagogo, farmacêutico, oficineiro, auxiliares de administração.

Caps IA: fundado em 2011, funciona na Rua Leonídio de Oliveira, 427, bairro Recreio. O serviço atende pacientes e seus familiares por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, psicólogo, psiquiatra, neuropediatra, terapeuta ocupacional, assistente social e auxiliares administrativos.

Equipe de Matriciamento: Em novembro de 2012 foi implantada na Rede Municipal de Saúde uma equipe de matriciamento, que tem por objetivo ordenar a rede de cuidado a pessoas em sofrimento mental e em uso ou abuso de álcool e outras drogas na área de abrangência das unidades de saúde e promover um espaço de discussão sobre o acolhimento e a intervenção às pessoas em situação de sofrimento psíquico na comunidade assistida, a partir das experiências trazidas pelas equipes das Unidades Básica de Saúde.

Além desses serviços já existentes, estão em processo de implantação aUnidade de Acolhimento Transitório para Adultos; oCAPS AD III; aEquipe de Consultório na Rua e aResidência Terapêutica.

Programação da Semana de Luta Antimanicomial

16 e 17 de maio – Seminário de Direitos Humanos realizado pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, no auditório do Polo de Educação Permanente.

18 de maio – Ato Público na Praça 9 de Novembro, às 9h, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação Usuários e Familiares da Saúde Mental de Vitória da Conquista, Fainor, Juvêncio Terra e FTC, Uesb e Ufba.