A comitiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve, nesta terça-feira (25), no distrito do Iguá com mais uma ação do projeto Saúde em Todo Lugar. Foram prestados mais de 300 atendimentos à comunidade da região em apenas uma manhã.

A atividade foi realizada na Unidade de Saúde de Família do Iguá, com oferta de consultas clínicas com três médicas, vacinação de rotina e contra a Covid-19, dispensação de medicamentos, exames preventivos ginecológicos, solicitação de mamografias, aferição de pressão e glicemia capilar, e acompanhamento do Auxílio Brasil.

Os agentes comunitários de saúde que atuam na região convidaram os moradores do distrito e dos povoados vizinhos para participarem da ação. Daniela Pacheco, de 37 anos, moradora do povoado de Lagoa do Boi, foi uma delas. “A agente de saúde foi lá e me avisou que teria esses procedimentos aqui hoje e achei muito interessante. É uma oportunidade pra gente que tem dificuldade de ser atendido, por conta da distância”, disse ela enquanto reforçava a sua proteção contra a Covid-19.

Dona Maria Aparecida Araújo, de 58 anos, moradora do povoado de Tesoureiro, também aproveitou a oportunidade para passar pela consulta médica e aprovou a iniciativa. “Gostei muito. É melhor pra gente, porque ir em Conquista para fazer tudo é mais difícil”, afirmou.

A subsecretária de saúde, Kalilly Lemos, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa, aproveitaram para acompanhar a ação e ouvir as demandas da comunidade. “Nosso objetivo com esse projeto é continuar ampliando a assistência em saúde no município, principalmente nesses lugares mais distantes da sede, ouvir as demandas de cada um deles para garantir o cuidado integral com a nossa população”, destacou a subsecretária.

Essa foi a 15ª edição do Saúde em Todo Lugar que, desde maio de 2021, já prestou cerca de seis mil atendimentos às comunidades de Lagoa de José Luís, Bate-Pé, Limeira, Lagoa de Maria Clemência, Caiçara, Cabeceira, José Gonçalves, Assentamento Zumbi dos Palmares, Itapirema, Cercadinho, Queimadas e condomínios residenciais Vila Sul e Vila Bonita.