No dia 13 de outubro é celebrado o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, profissões importantes nos tratamentos físicos, motores e neurológicos. A data foi escolhida devido ao Decreto Lei nº 908/69 que regulamenta a profissão. Vale destacar, também, que foi em 1975 que a Lei nº 6316 outorgou, em caráter federal os direitos, deveres e responsabilidades da profissão.

A rede municipal de saúde conta com diversos profissionais da área que atuam nos serviços públicos de saúde trabalhando com a reabilitação do corpo e com a prevenção e tratamento de doenças ósseas e musculares. Os pacientes beneficiados com o trabalho destes profissionais são crianças, jovens, adultos e idosos com necessidade de desenvolvimento dos músculos ou de evitar problemas de atrofias.

No dia dedicado a este profissionais, a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliede Rosa da Silva, ressaltou a importância desta homenagem: “o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional são peças chave para o bom funcionamento do SUS. Estes profissionais vêm adquirindo crescente participação nos serviços da Atenção Básica, isso porque suas funções e atribuições são constituídas por um conjunto de ações de saúde que incluem a esfera da prevenção. São fundamentais para nós e, por isso, merecem a homenagem”.