Programação foi encerrada, nesta sexta-feira, 24, com a exibição de ‘Aquarius’, de Kléber Mendonça Filho

Entre curtas e longas metragens, foram mais de 50 filmes exibidos entre os dias 19 e 24 de novembro, atingindo públicos diversos, em espaços também diferentes entre si: o auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal), a tenda montada no Centro Comunitário Seu Rosa, no bairro Nova Cidade, e as escolas municipais dos distritos de Bate-Pé, Iguá, Inhobim, Pradoso e São Sebastião.

Como sempre, a presença do cinema não se limitou à experiência da grande tela na sala escura. Ou seja: parafraseando o lema difundido há 25 anos pelo programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, pode-se dizer que, durante a 12ª edição da Mostra Cinema Conquista, não apenas se viu o cinema, mas também se ouviu e se falou muito da sétima arte, por meio de palestras, oficinas, debates, apresentações musicais e, em destaque, uma exposição em homenagem ao cineasta Tuna Espinheira.

E assim, o evento foi concluído na noite de sexta-feira, 24 com a exibição do último longa da programação: “Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho.

‘Dever cumprido’ – Realizadores e apoiadores da Mostra, neste último dia de evento, tinham um sentimento em comum: “é sempre um sentimento de missão cumprida”, afirmou o coordenador-geral, Esmon Primo.

A secretária de Cultura, Tina Rocha, enalteceu a parceria que possibilitou a realização de mais uma edição da Mostra. “É o sentimento de alegria, de ter colaborado. A felicidade de ter participado dessa parceria, dessa Mostra que foi, realmente, talvez das melhores nessas 12 edições”, comentou a secretária, em nome do Governo Municipal.

Esmon falou ainda sobre a possibilidade de, através do evento, trazer ao público uma pequena seleção do que tem sido feito recentemente no país, em matéria de cinema – arte descrita por ele como “uma das riquezas culturais do Brasil”.

“É sempre gratificante chegar ao final desses seis dias, onde estamos encerrando essa programação de exibições de filmes”, relatou Esmon.

A Mostra Cinema Conquista foi uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. O evento teve o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.