Na manhã desta sexta-feira (12) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou uma videoconferência para lançar a campanha municipal “Não pode trabalhar quem está em idade de brincar” de combate ao trabalho infantil.

A ação contou com a participação de 32 pessoas diretamente envolvidas com esta questão como secretário de Educação, Esmeraldino Correia, da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Verena Sampaio Borges, conselheiros tutelares, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (Comdica,) Joabe Silva, gestores da Semdes e adolescentes do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA).

Videoconferência para lançamento da Campanha municipal de combate ao trabalho infantil

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a erradicação do Trabalho Infantil é uma das principais pautas da Política de Assistência Social. “Para o enfrentamento deste problema, nós precisamos ampliar nossas estratégias. Por isso, o Governo Municipal tem priorizado essa pauta que precisa da integração de todas as políticas públicas e também de toda sociedade”, explicou.

Esmaraldino Correia lembrou que o fortalecimento da educação é fundamental para erradicar o trabalho na infância. “Para que a criança não abandone a escola para trabalhar, é preciso fortalecer cada vez mais a educação e a Gestão Municipal tem investido nessa área e já colhe frutos com a melhoria de seus indicadores a cada ano”, ressaltou Correia.

Segundo Verena Sampaio, neste período de pandemia é preciso redobrar a atenção para esta questão. “Nós estamos agora com as escolas fechadas o que leva muitas crianças e adolescentes para as ruas e muitas vezes para o trabalho. Por isso, mais do que nunca é preciso aumentar a fiscalização e orientar toda sociedade para esse grave problema”, destacou Verena.

Quem conhece a realidade do trabalho infantil de perto é o integrante do NUCA, Joanderson Costa Ferraz, morador do Jardim Valéria, que lembrou de amigos que abandonaram a escola para trabalhar. “Eu tenho muitos colegas que deixaram a escola para trabalhar e hoje querem voltar, mas não conseguem”, contou Joanderson.

A Prefeitura reforça que o cuidado com nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Toda a população deve se engajar na luta contra o trabalho infantil, pois é um crime. Para denunciar: Disque 100, Disque Direitos Humanos.

Ao longo do mês, a Semdes vai realizar diversas atividades. Veja a programação:

  • 17 de junho

Horário: 15h

Local: Plataforma Virtual

Videoconferência para os trabalhadores do SUAS e demais atores sociais: Trabalho não é coisa de criança. Convidado: Alisson Ramos. Mediação: Monaliza Cirino – Articuladora – PETI

  • Durante todo mês

No mês de junho, as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) irão realizar atividades online que envolvam a temática do combate ao trabalho infantil como: jogos, leitura e construção de textos e poesias, atividades musicais e debates. No dia D da Campanha (12 de junho) as equipes técnicas dos Cras e Creas irão realizar mutirão para divulgação e compartilhamento dos materiais digitais da Campanha para as famílias em acompanhamento.