A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada entre os dias 19 e 21 de dezembro, com o tema “O SUS que queremos: desafios de hoje e perspectivas do amanhã”, em formato on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura.

O evento reúne representantes civis e do poder público, com o objetivo de oportunizar o debate amplo, avaliando a situação de saúde e dos serviços, e elaborar propostas para a formulação da política de saúde em nível local, garantindo a participação popular na definição das diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

As pré-conferências foram iniciadas nesta segunda-feira (29) e programação segue até o dia 10 de dezembro em mais de 50 unidades e setores de saúde do município, promovendo o encontro de usuários, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

As reuniões de pré-conferências serão realizadas nas localidades urbanas e rurais, com a finalidade de escolher os delegados que participarão da Conferência, principalmente onde não se têm associações formais; estimular a participação popular; levantar os problemas de saúde; e elaborar propostas para o Plano Municipal de Saúde.

Para a conferência, serão debatidos seis eixos temáticos do sistema de saúde, mobilizando e estabelecendo diálogo com a sociedade acerca do direito à saúde e da defesa do SUS, impulsionando as necessárias mudanças e melhorias no Sistema Único de Saúde, na realidade de Vitória da Conquista.