Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 17 de abril de 2013 as 15:22:14
Promover políticas de incentivo e preservação à cultura em suas diversas formas de manifestação é um dos compromissos da Prefeitura de Vitória da Conquista. Com pouco mais de cem dias de Governo, a Secretaria Municipal de Cultura já desenvolveu uma série de novas ações e deu continuidades aos projetos que já eram realizados.
“Neste início de Governo, a Secretaria Municipal de Cultura tem dado encaminhamentos a projetos importantes para o desenvolvimento do cenário cultural da cidade. Um exemplo disso é a Praça da Cultura e do Esporte no Bairro Flamengo. A praça terá espaço para exibição de filmes, quadra poliesportiva, centro de inclusão digital. Será um espaço de lazer e para o desenvolvimento de atividades sociais”, destacou o secretário de Cultura, Gildelson Felício.
A secretaria também está trabalhando para a realização da segunda edição do Festival da Juventude, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio. Com uma programação diversificada e totalmente gratuita, o evento reunirá jovens de diversos municípios em torno da cultura brasileira e promoverá discussões temáticas ligadas à juventude. Este ano, um dos grandes destaques do festival é a presença do romancista Ariano Suassuna, que fará a palestra de abertura do evento. Além disso, também se apresentarão na Praça Barão do Rio Branco grandes nomes da música brasileira, como Otto, Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes e Jau.
Ampliação de políticas culturais – O início de 2013 foi marcado também pela retomada das atividades do Conselho Municipal de Cultura, órgão coletivo, com participação do poder público e da sociedade civil, que colabora na elaboração, execução e fiscalização da política cultural do Município. O secretário falou da importância dessa instituição. “A Secretaria de Cultura tem participado ativamente do Conselho Municipal de Cultura, porque consideramos um instrumento de extrema importância para nos auxiliar na implementação de políticas culturais para o município”, afirmou.
Ações permanentes– Além dos eventos culturais, a Prefeitura mantém outras ações permanentes, como a Biblioteca Pública Municipal José de Sá Nunes, que dispõe atualmente de um acervo de mais de 44 mil livros e recebe, diariamente, a visita de dezenas de pessoas. Mais de 12 mil leitores estão cadastrados e cerca de 200 livros são emprestados mensalmente, de forma gratuita.
Outro importante equipamento é o Conservatório Municipal de Música, mantido totalmente com recursos da Prefeitura. O local disponibiliza ao público – também de forma totalmente livre de custos – cursos de violão, teclado, piano, acordeom, flauta e canto coral, com instrumentos cedidos pelo próprio conservatório. As inscrições podem ser feitas nos meses de fevereiro e julho. Em todo o interior da Bahia, é o único conservatório de música com essas características.
Há, ainda, dois espaços reservados para manifestações culturais: o Memorial Régis Pacheco e o Teatro Carlos Jehovah, ambos administrados pela Prefeitura.