Abertura da Jornada Pedagógica

Desde 1997, a atual gestão vem cumprindo o seu compromisso com a educação municipal, garantindo qualidade do ensino e infraestrutura de trabalho e aprendizagem adequada para alunos e professores. “Ao longo desses 100 dias do Governo Participativo, a Secretaria de Educação esteve empenhada inicialmente em selecionar pessoal pedagógico e administrativo para iniciar o ano letivo de 2013 e completar as classes de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, além da realização da Jornada Pedagógica como fase de planejamento, realinhamento e avaliação do ensino para este ano”, disse o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos da Ibiapaba e Silva.

Entrega dos netbooks

Além disso, em 2013, dando continuidade aos investimentos realizados na Educação Municipal, 2 mil netbooks estão sendo entregues aos professores da rede municipal, com o intuito de facilitar o planejamento das aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os netbooks vêm com conteúdo educacional já instalado, o mesmo presente no laboratório de informática das escolas municipais. Apesar de ser um conteúdo autoexplicativo, a Secretaria de Educação assinou um convênio com o Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação da Bahia (Ifba) para ajudar na capacitação dos professores.

Ronaldo Costa Júnior, gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação

A novidade também se estende a alguns alunos da rede que também vão receber os netbooks para utilização em sala de aula. Os equipamentos são adequados para o uso infantil e frutos da parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Trinta e sete escolas da zona rural de Vitória da Conquista foram contempladas pelo programa e em breve os estudantes receberão os netbooks, que terão os mesmos conteúdos educacionais presentes nos aparelhos dos professores e dos laboratórios de informática. “A estruturação física, lógica e o cumprimento de metas possibilitaram Vitória da Conquista estar apta a receber os netbooks para os alunos. A previsão do MEC é que essa iniciativa se estenda a todos os alunos”, explicou o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação, Ronaldo Costa Júnior.

Luiz Ibiapaba, secretário de Educação

O Governo Municipal também continua empenhado em dar sequência às reformas, ampliações e construções de escolas que até o momento já caracterizam um investimento que ultrapassa os R$ 18 milhões. “Estão previstas para os próximos meses a inauguração de duas creches, uma no bairro Miro Cairo e outra no Senhorinha Cairo. Nesse momento, também estamos empenhados em uma série de ações, como a reestruturação pedagógica das escolas municipais”, explicou o secretário de Educação, Luiz Ibiapaba.

Início do ano letivo

Garantindo a Inclusão –A Legislação Brasileira garante a todos o direito à educação, em qualquer nível de ensino e prevê o atendimento especializado a crianças com necessidades educacionais especiais. Por isso, o Governo Municipal instituiu na rede municipal a função do cuidador, com o intuito de garantir a permanência desse aluno, o seu acesso ao conhecimento e a sua interação com o ambiente escolar.

Atualmente, a rede conta com mais de 50 cuidadores que atendem crianças com alto grau de comprometimento nas zonas urbana e rural. Em fevereiro deste ano, foi homologada a Portaria nº 1.026/2013 que fixa as normas para a função do cuidador na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista.