Setor de Arborização Pública realiza e fiscaliza serviços de podas na cidade

whatsapp-image-2017-02-13-at-7-58-41-am-1
Prefeitura já notificou essa erradicação irregular

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou, na semana passada, a erradicação de várias árvores feita de forma irregular no bairro Candeias. Exemplares da espécie Ficus benjamina foram arrancadas sem a licença da Secretaria. A espécie é considerada de grande porte, mas, segundo especialistas,  havendo um serviço regular de poda e manutenção, ela pode ser cultivada na área urbana. O caso chamou a atenção para a necessidade de um trabalho educativo junto à comunidade.

“Tomamos as devidas providências neste caso. Essa planta é muito bem utilizada na arborização pública e pode ser conduzida como arbusto. Precisamos conscientizar a população a plantar ao invés de erradicar”, orientou a secretária de Meio Ambiente.

????????????????????????????????????

O setor de Arborização Pública da Secretaria de Meio ambiente é o responsável pela realização dos mais diversos tipos de poda de árvores na cidade, e só ele pode realizar esse serviço em espécies localizadas em passeios, canteiros centrais, praças e bosques. Caso seja necessária a poda de copa ou raízes, a pessoa ou entidade deve solicitar laudo do setor, que enviará uma equipe técnica ao local e emitirá o parecer.

Segundo o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei n.º 1.410/2007), o interessado deve solicitar a licença à Secretaria, que adotará providências obrigatórias para a vistoria da árvore a que se refere a solicitação e avaliação da real necessidade do serviço. Caso se verifique que a árvore esteja realmente morta, ela será substituída por outra.; o mesmo ocorre quando for constatado que a espécie não é adequada para o local.

Quando a Secretaria recebe denúncia ou percebe que um particular fez a erradicação, a Gerência de Defesa e Fiscalização Ambiental vai até o local e faz a notificação. “A pessoa, então, deve se reportar a Secretaria  do Meio Ambiente para se justificar. O não comparecimento acarretará em multa. Esta autuação deverá ser convertida em plantios de mudas grandes de árvores”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira.

Para solicitar a poda de árvores, a população pode ligar para o telefone 3422-8141 em horário comercial. O setor fica localizado no Horto Florestal, onde são fornecidas gratuitamente mudas de árvores de variadas espécies para serem plantadas em calçadas, áreas verdes, praças e avenidas, bem como nos jardins da cidade.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
18/08
Projeto Eco Kids e Eco Teens: Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima lança jornal
Meio Ambiente
02/08
Avenida Brumado recebe 100 mudas de ipê
Infraestrutura Urbana
17/07
Prefeitura inicia trabalhos para revitalização da Praça Tancredo Neves
Meio Ambiente
07/07
Módulo de Educação Ambiental discute tráfico de animais silvestres em escolas municipais