Samu 192 orienta estudantes de escolas municipais sobre os prejuízos do trote

Orientar o público infantil sobre os prejuízos provocados pelos trotes ao Serviço Móvel de Urgência (Samu 192). É com esse objetivo que a Prefeitura realiza a atividade: “Samu 192 na Escola”. A ação, que faz parte da campanha municipal contra o trote, consiste na visita dos profissionais à unidades escolares.

Em 2014, das 245.251 chamadas recebidas pelo serviço, 127.382 foram identificadas ainda na Central como trotes – o equivalente a 52% das ligações. “Na visita, procuramos interagir com os alunos, explicando uma situação de trote que pôs em risco a vida de uma pessoa e informamos quando eles devem ligar para o serviço”, explicou a coordenadora de enfermagem do Samu 192, Taiane Tigre.

Ainda durante a palestra, a equipe aborda as normas de funcionamento do serviço, como a quantidade da frota que hoje conta com cinco ambulâncias (uma avançada e quatro de suporte básico), que atendem as zonas urbana e rural do município. Na última semana, o Samu 192 chegou à Escola Municipal Maria Santana, que atende 430 alunos, com idade entre 4 e 14 anos.

Para a diretora da escola, Eliane Nascimento, a visita vai colaborar na formação cidadã dos alunos. “Solicitamos a visita do serviço por entender a relevância dele, porque é na escola que se concentra o maior número de pessoas onde a gente consegue trabalhar a formação cidadão, que é um papel social da escola”, informou.

A estudante Priscila de Souza, 8, ficou atenta à palestra e aprendeu o porquê de não passar trote: “se a gente passar trote alguma pessoa que estava precisando pode ficar sem atendimento e até morrer por isso”.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
25/03
Bate-Pé recebe ações de saúde e serviços públicos
Infraestrutura Urbana
25/03
Prefeitura realiza nova ação de desocupação para proteger a Serra do Piripiri
Gabinete Civil
25/03
Governo Mais Perto de Você prestigia festival que mostra a riqueza das artes de rua
Desenvolvimento Social
24/03
Projeto Neojiba realiza apresentação externa