Governo Municipal e Ufba visitam obras da Farmácia da Família

farmacia-da-familia13

As instalações da segunda unidade da Farmácia da Família, cujas obras estão em fase de conclusão, foram visitadas na manhã desta terça-feira, 12, por um grupo formado por integrantes do Governo Municipal, professores e alunos do campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A Farmácia, que será entregue no dia 29 de janeiro, possui área de 417,8 metros quadrados. O funcionamento será nos mesmos moldes da primeira Farmácia da Família, construída pela Prefeitura no bairro Brasil e em funcionamento desde 2012.

Porém, a nova unidade terá dimensões maiores. A meta da Prefeitura é que sejam atendidas pelo menos 7 mil pessoas por mês. “O espaço é muito bom. E bons serviços serão prestados à população”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes.

O volume de investimentos chega a R$ 160 mil, provenientes de recursos municipais. Das 7h às 19h, qualquer pessoa poderá ter acesso ao atendimento gratuito, desde que leve consigo o cartão SUS e a receita médica atualizada, além dos documentos pessoais (RG e CPF). Toda a relação municipal de medicamentos essenciais estará disponível ao público.

Quem for à Farmácia, passará antes por uma triagem, a cargo de atendentes de farmácia, e posteriormente terá acesso à consulta individual com os farmacêuticos, na qual serão orientados sobre os medicamentos adquiridos.

“É uma iniciativa para oferecer um atendimento realmente qualificado, principalmente para a população que faz uso contínuo de medicamentos, como as pessoas hipertensas e diabéticas”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo. “A expectativa é realmente inovar, garantindo um atendimento de qualidade para toda a população”.

Campo de estágio – Além do atendimento oferecido ao público em geral, a Farmácia da Família funcionará como farmácia-escola, por meio de um convênio com a Ufba. Isto significa que, ainda neste semestre, o local será um novo campo de estágio para os alunos da universidade, principalmente os do curso de Farmácia. Eles atuarão no atendimento individualizado à população.

“Será uma integração do serviço com a academia, na qual o maior beneficiário será o usuário. Ele terá todas as orientações e acompanhamentos necessários para uma boa administração dos medicamentos que forem receitados pelos médicos”, avaliou o diretor do campus Anísio Teixeira, Orlando Caires. “Essa integração é que dá uma grande melhoria na qualidade do serviço de assistência farmacêutica em Vitória da Conquista”, acrescentou Caires.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
22/06
Governo Municipal e Sesi estreitam relações
Gabinete Civil
22/06
Nota de pesar pelo falecimento de Lídio Brito Macedo
Gabinete Civil
21/06
Prefeitura Municipal e Caixa Econômica discutem projetos para o município
Gabinete Civil
20/06
Prefeitura define locais para venda de fogos na cidade