Casarões Antigos

Prefeitura Municipal
Foi construído em 1921. Inicialmente, funcionou como Quartel da Polícia Militar da cidade. Só passou a ser sede da Prefeitura em 1962, durante o mandato do prefeito Gerson Sales.

Casa de Dona Zaza/Coronel Gugé
Construído em 1889. Uma parte do imóvel funcionava como casa comercial e o restante era residência. Permanece com essa característica até os dias de hoje. A construção é do início do século XX.

Câmara de Vereadores
O prédio, construído em 1910, já foi residência, hotel, Fórum e Justiça do Trabalho. Hoje, abriga a Câmara de Vereadores.

Solar dos Fonsecas
Considerado um dos casarões antigos mais bonitos da cidade, a construção começou no início do século XX e terminou em 1918. Seu dono era Paulino Fonseca. Foi adquirido e restaurado pela Prefeitura em 1985. Atualmente é a sede do Conservatório Municipal de Música.

Casa de Dona Henriqueta Prates
O prédio data de 1883 e funcionava como residência. Em 1992, foi alugado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e passou a abrigar o Museu Regional de Vitória da Conquista.

Casa Régis Pacheco
Foi residência do ex-prefeito e ex-governador Régis Pacheco. Também foi sede do Conservatório Municipal de Música. Atualmente, depois de restaurado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura, sedia o Memorial Governador Régis Pacheco.

Antiga Biblioteca José de Sá Nunes
Foi construída em 1924 e funcionou como residência. Depois de comprada pela Prefeitura Municipal, abrigou a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes e mais tarde transformou-se na Casa das Artes. Atualmente, abriga o Programa Municipal Vivendo a Terceira Idade.