A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deu continuidade ao processo de construção do planejamento estratégico das ações que serão desenvolvidas no âmbito da pasta em 2026. A segunda etapa do processo aconteceu, na quarta-feira (28), no Centro Municipal de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna e contou com a articulação da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o planejamento estratégico é um instrumento essencial para fortalecer a atuação da política pública e dar mais efetividade às ações desenvolvidas pela secretaria. “Planejar é necessário para que a gestão atue de forma organizada e comprometida, garantindo que as políticas públicas sejam executadas com foco na proteção social e no objetivo de fazer de Vitória da Conquista a melhor cidade para se viver na Bahia”, afirmou o gestor da Semdes.

Para o secretário de Gestão e Inovação, Romar Souza Barros, o planejamento é fundamental para orientar as ações das secretarias e aprimorar a oferta de serviços à população conquistense. Ele explicou ainda que todas as secretarias municipais irão desenvolver um planejamento próprio, com suporte da Semgi. “Essa mentoria envolve desde a etapa da definição dos fundamentos estratégicos, até a análise ambiental para estabelecimento dos objetivos estratégicos e, por fim, o balanced scorecard, que será entregue ao Comitê de Governança do Poder Executivo e servirá como um instrumento de monitoramento de acompanhamento das ações desenvolvidas”, afirmou Romar.

Ao todo, o processo contará com seis encontros e envolve a consolidação institucional a partir da análise SWOT, ferramenta de planejamento estratégico utilizada para identificar e avaliar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, considerando fatores internos e externos. A próxima etapa está prevista para fevereiro e terá como ponto de partida a definição dos objetivos estratégicos.