Secretaria de Políticas para Mulheres certifica 50 participantes de cursos sobre pães e confeitarias
Notícias
Postado em 31 de janeiro de 2025 as 16:16:26 e atualizado em 3 de fevereiro de 2025 as 17:04:54

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, por meio da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais para Mulheres, realizou, na tarde dessa quinta-feira (30), na sede da secretaria, a certificação das mulheres que participaram de cursos oferecidos nos meses de novembro e dezembro sobre confeitaria, pães especiais: massas doces, e pães especiais: massas sagadas.
Ao todo, 50 mulheres foram beneficiadas com essa ação da secretaria, que tem o objetivo de qualificar e preparar as mulheres para o mercado de trabalho ou para abrirem o seu próprio negócio, conforme destacou a coordenadora, Melry Amaral. “Por meio desses cursos, acolhemos essas mulheres e incentivamos o aprendizado para elas terem certificação e se tornarem empreendedoras ou serem incluídas no mercado de trabalho,”, declarou.
- Celestina
- Maria Cristina
A aluna Celestina Ribeiro disse que já fazia bolo, mas não com as técnicas que ela aprendeu após as aulas. Ela agradeceu o ensinamento e disse que hoje o conhecimento é outro. “Eu até já fazia as massas, mas não com as técnicas que eu tenho hoje. Às vezes, a gente compra os ingredientes pela marca, mas o professor nos ensinou que a porcentagem de gordura, de lipídios influem muito no resultado de um bolo. Então, pra mim foi muito bom! Eu tinha muita dificuldade em bolos confeitados, com o aprendizado hoje eu pego qualquer bolo. Agradeço muito a oportunidade!”, disse.
Maria Cristina Fernandes também recebeu a certificação e agradeceu a oportunidade. Ela estava feliz pela conclusão dos três cursos e disse que, após o aprendizado adquirido, ela vai poder empreender e ganhar o seu próprio dinheiro.
“Pra mim, o curso foi muito importante, porque o que eu não sabia fazer hoje já sei fazer, como o pão de sal, pão doce, o bolo eu não sabia nem por onde começar. Então, foi uma luz no fim do túnel, porque eu não sabia manusear nada e hoje, graças a Deus, eu já sei! Eu quero empreender, então, eu vim para aprender, para trabalhar em casa e ganhar meu dinheirinho”, contou sorridente.

Segundo a secretária Viviane Ferreira, o objetivo da Secretaria de Políticas para Mulheres é profissionalizar o público feminino de forma que as mulheres possam conquistar autonomia e independência financeira. “Esse é o objetivo do Governo Municipal, que é conduzido por uma mulher que tem autonomia e que deseja que as demais mulheres também conquistem a independência, para que assim elas possam se libertar do ciclo de violência”.
Matérias relacionadas:
Prefeitura e Senai promovem curso de capacitação em massa salgada e panificação










