Com o objetivo de reduzir o índice de acidentes no trânsito, provocados, principalmente, por motoristas alcoolizados ou que tenham usado substâncias psicoativas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito, realizou, na noite dessa quinta-feira (27), ações educativas e de conscientização junto aos frequentadores de bares em Vitória da Conquista.

Os agentes municipais de trânsito estiveram na Rua Alziro Prates, bairro Candeias, orientando os consumidores sobre os perigos da condução sob efeito de álcool. Além disso, ofereceram etilômetros para que os clientes dos bares testassem o nível de álcool alveolar.

A agente municipal de trânsito, Andréa Carla Barbosa, explicou que essa iniciativa tem como tema “Bebeu? Passe o volante!” e faz parte de uma série de projetos dessa natureza desenvolvida pela Semob. “Esse mês nós estamos voltados para a questão da bebida alcóolica, tivemos várias ações nesse sentido, inclusive usando óculos simuladores de alcoolemia. Fizemos eventos no Shopping Boulevard e na Avenida Olívia Flores para que a população pudesse conhecer esses simuladores e os prejuízos ocasionados ao combinar álcool e direção”, lembrou.

Os consumidores mencionaram a importância dessa sensibilização. O aposentado Nielmano Linhares mora no município de Bom Jesus da Lapa e estava com a esposa e a filha em um dos restaurantes. Para ele, as pessoas devem ter consciência de que não se pode beber e dirigir, para evitar infrações no trânsito e acidentes.

A cirurgiã dentista Nienne Linhares foi escolhida para ser a motorista da rodada, já que não ingere bebida alcoólica. Ao ser abordada pelos agentes de trânsito, Nienne foi categórica: “se beber, não dirija, ainda mais nesse período de carnaval, quando muitas pessoas pegam a estrada. E o professor Mauro Teles completou: “Eu achei muito bacana, principalmente em alguns locais como aqui onde beber e dirigir é comum”, afirmou.