Meio Ambiente
Postado em 26 de fevereiro de 2025 as 10:30:47
Ampliar a capacidade de adaptação de estados e municípios às mudanças climáticas. Esse é o objetivo do programa Adapta Cidades, do qual Vitória da Conquista manifestou interesse em participar. A proposta de adesão do município foi apresentada pela secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, durante reunião em Salvador, nessa terça-feira (25), com o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré.
O programa federal AdaptaCidades visa apoiar, com capacitação técnica e recursos, estados e municípios no desenvolvimento das estratégias no âmbito do Programa Cidades Verdes Resilientes. Conforme o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, podem aderir ao AdaptaCidades os municípios indicados pelos estados e que atendam aos critérios exigidos pelo programa, entre eles, risco climático, vulnerabilidade social, capacidade técnica e carência de financiamento.
“Extremamente importante que o município de Vitória Conquista participe dessas ações. Então nós estamos nos colocando como interessados, colocando Conquista como uma cidade que tem interesse em participar desse programa”, destacou a secretária, que esteve no encontro acompanhada do servidor, advogado e jornalista Diêgo Gomes. Ana Cláudia entregou ao secretário de Meio Ambiente o documento que manifesta o interesse de Vitória da Conquista na participação do programa.
“Os estados vão escolher os municípios que vão participar do programa e serão os intermediadores entre a União e os municípios. Então, nós nos colocamos como interessados em trabalhar nessa pauta”, explicou Ana Cláudia.

Diêgo Gomes, Eduardo Sodré, Ana Cláudia e Tiago Porto