Gabinete Civil
Postado em 1 de abril de 2025 as 12:18:20
Representantes de assentamentos do Chapadão, localizado no distrito de Cercadinho, se reuniram com a prefeita Sheila Lemos, nesta terça-feira (1º), para apresentar algumas demandas relacionadas à saúde e infraestrutura. O encontro, realizado na Prefeitura da Zona Oeste, foi intermediado pelo vereador Luciano Gomes e contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias.
O vereador Luciano Gomes iniciou a reunião reconhecendo o trabalho realizado pela atual gestão na Zona Rural e apresentou as demandas relativas aos assentamentos. “A gestão municipal tem cumprido muito bem o seu papel de cuidar da Zona Rural, mas sempre falta alguma coisa e a comunidade quer reivindicar diretamente à prefeita. Então, os representantes dos assentamentos de Chapadão tiveram a oportunidade de trazer as demandas locais à prefeita. Eu tenho certeza que serão atendidas”, afirmou.
Sobre os postos satélites, a prefeita explicou que as reformas nos postos de saúde são realizadas conforme o cronograma, como é feito o orçamento do Município e como os recursos são escassos para a Saúde. “Depois da pandemia, os insumos quadruplicaram, mas os recursos federais estão congelados desde 2013, por isso os prefeitos brasileiros estão lutando para que os governos federal e estadual atualizem a tabela SUS. Para se ter uma ideia, de maio a dezembro é a Prefeitura que paga a conta dos medicamentos”, pontuou Sheila.
- Luciano Gomes
- Sheila Lemos
- Alaíde dos Santos
Sobre a construção de açudes para armazenar água para os animais, já que a água potável é fornecida pelos carros-pipas para os moradores, e melhorias nas estradas ramais, a prefeita solicitou que o secretário de Desenvolvimento Rural visite a comunidade para verificar o atendimento dessas demandas. Segundo Breno, a SMDR tem uma programação de reparos das estradas até junho, na qual serão incluídas as do Chapadão, e a partir do segundo semestre a atenção será também com a manutenção e construção de aguadas.
“Sabemos que as demandas da Zona Rural, mesmo com toda assistência que damos, ainda são grandes e a gente vem trabalhando para dar ainda mais assistência à população da Zona Rural e dos assentamentos de nosso município”, declarou a prefeita.
Para a presidente da Associação de Mulheres do Assentamento Mutum, Alaíde dos Santos, a reunião foi bem proveitosa. “Foi ótima e a gente vai aguardar para ver se consegue concluir o que a gente veio buscar, porque a gente sabe que as coisas não é de um dia para o outro. Eu espero que dê tudo certo”, disse Alaíde, que é assentada há 29 anos.