O primeiro dia do seminário reuniu trabalhadores de diversos município da Bahia

O II seminário Intersetorial do Bolsa Família, que teve início nessa terça-feira (8), reuniu trabalhadores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Educação (Smed) e de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista, além de gestores do programa Bolsa Família de 31 municípios baianos. O evento é realizado pela Prefeitura, em articulação com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no auditório da Ufba.

Durante toda a manhã e tarde desta terça-feira, as discussões enfatizaram o protagonismo dos municípios na execução do Programa Bolsa Família, destacando a importância do trabalho regionalizado realizado diretamente com as famílias nos territórios. Estavam presentes, representantes dos municípios de Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Ubatã, Cícero Dantas, Paulo Afonso, Salvador, Jequié, Lauro de Freitas, Tucano, Inhambupe e Tremedal.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o seminário reafirma o compromisso do Governo Municipal com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “A Prefeitura de Vitória da Conquista vem ampliando os investimentos na política de assistência social, entendendo a importância do nosso município nessa articulação territorial. E esse seminário é, justamente, uma maneira de apoiar tecnicamente os nossos trabalhadores e, ao mesmo tempo, potencializar o programa Bolsa Família em toda região Sudoeste”, explicou o Michael Farias.

As discussões do seminário foram separadas por painéis temáticos mediados por especialistas do MDS e do Ministério da Saúde (MS). Durante a manhã, o foco da discussão foi a importância do CadÚnico para programas sociais, seu papel na melhoria das políticas públicas e o acesso a direitos. À tarde, o tema abordado foi o acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família pela Assistência Social, com a mediação da coordenadora geral de Serviços e Programas de Proteção Social Básica às Famílias da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Deborah Akerman.

Para Deborah Akerman, é fundamental que o programa Bolsa Família seja discutido como um direito da população, que demanda um trabalho social integrado com outras políticas públicas. “É muito importante conversar sobre a concepção do programa Bolsa Família enquanto um direito da população à renda, além de pensar também que trabalho social com as famílias dos territórios deve integrar renda com as outras questões que atravessam a pobreza, porque a pobreza é multidimensional, não é só renda. O fluxo apresentado aqui em Vitória da Conquista está indo num caminho muito bom de acompanhar mesmo esse trabalho com as famílias que é realizado e o MDS atendeu a esse convite também para que o trabalho que a gente está realizando lá possa chegar nos municípios e também para que a gente possa ter esse retorno da população”, ressaltou Deborah.

Um dos trabalhadores do Suas que participou do seminário foi Raphael Barbosa, que atua como entrevistador do CadÚnico no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Valéria. Para ele, esse momento de discussão sobre a intersetorialidade do programa Bolsa Família e a importância do trabalho social com as famílias é fundamental para que os profissionais entendam o seu papel nesse processo. “É muito gratificante para nós trabalhadores estar na linha de frente dos programas sociais que o Cadastro Único apresenta. A gente tem acesso direto às famílias e entende a importância desses benefícios para a transformação social. E tudo que eu vi aqui vai impactar diretamente no trabalho que eu já desenvolvo lá nos serviço”, relatou Raphael.

Gestão em foco

O último dia do II Seminário Intersetorial do Bolsa Família, que será realizado nesta quarta-feira (9), será voltado para os gestores das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social, para os coordenadores do Cadastro Único de Vitória da Conquista e dos 31 municípios baianos convidados.

Depois da reunião para debater sobre o impacto da liderança na execução do trabalho social com as famílias, os gestores serão guiados em uma visita institucional ao Cras Pedrinhas, à Escola Municipal Antônia Cavalcante, à Policlínica de Atenção Básica Dr. Admário Silva Santos e ao Complexo de Escuta Protegida.