Fundação de Saúde
Postado em 2 de fevereiro de 2026 as 15:49:02
Em um momento de alegria e realização de sonhos, foi realizada, na noite do último sábado (31), a formatura da nova turma do Programa Municipal de Residência Médica. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em cooperação com a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), realizou a graduação de 14 médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina da Família e Comunidade e Neonatologia, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).
Um desses formandos foi o médico Anselmo Messias Ribeiro da Silva Júnior, agora especialista em Pediatria. Ele falou sobre a escolha da área. “A Pediatria é uma ciência fascinante. A possibilidade de cuidar das crianças hoje para contribuir com a formação de adultos saudáveis é algo que me motiva profundamente. Sempre foi a especialidade com a qual mais me identifiquei, e nunca tive dúvidas sobre essa escolha.” O pediatra também destacou os desafios e aprendizados do período de residência. “São batalhas diárias e a necessidade de abrir mão de diversas coisas no presente em busca de uma realização maior no futuro. Foram anos de muito estudo, dedicação e aprendizado. Apesar das dificuldades, recomendo fortemente a imersão na residência médica.”.
Sarah Mussi, médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, também integrou a turma de formandos. Ela relembrou a motivação para seguir a área. “Ainda na faculdade, era a área que mais despertava brilho nos meus olhos. Cuidar de mulheres sempre me trouxe muito propósito. É uma atuação que me gera realização e alimenta meus sonhos.” A médica também falou sobre os desafios da residência e os planos para o futuro. “A residência médica, em qualquer área, é um grande desafio, mas vale muito a pena. Mesmo com as dificuldades ao longo do caminho, as conquistas são maiores, e concluir essa etapa é extremamente gratificante. A partir de agora, espero poder ser instrumento de cuidado na vida de outras pessoas, colocando em prática tudo o que aprendi ao longo desses anos.”
- Anselmo Messias
- Sarah Mussi
O Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde existe há cerca de 23 anos e, ao longo dessa trajetória, já formou 117 médicos especialistas. Há 15 anos, o programa está sob a coordenação do Dr. Pedro Costa, que ressaltou a importância da iniciativa. “A residência médica tem um papel fundamental tanto para a Fundação de Saúde quanto para o Hospital Esaú Matos”, afirmou, revelando que, inclusive, o diretor clínico do hospital e grande parte do corpo clínico passaram pelo programa.
O coordenador enfatizou ainda a qualidade da formação e o empenho dos envolvidos no processo: “Temos conseguido, com muito empenho e dedicação, tanto da equipe, quanto dos próprios residentes, fortalecer e aprimorar continuamente a residência. É importante destacar que eles estão concluindo essa etapa com uma formação sólida e de qualidade. O dia de hoje é, justamente, o momento de reconhecer e chancelar a excelência da formação que estão alcançando.”
- Dr. Pedro Costa
- Wilton Ferraz
- Larissa Pimentel
O diretor administrativo e financeiro da FSVC, Wilton Ferraz, enfatizou que o programa é estratégico não apenas para Vitória da Conquista, mas para todo o interior da Bahia. “O Programa de Residência Médica é fundamental para o Hospital Esaú Matos, pois contribui diretamente para a qualificação dos profissionais e para o fortalecimento da assistência. Ele também é estratégico para Vitória da Conquista e toda a região, uma vez que os casos de partos de maior complexidade de dezenas de outras cidades são encaminhados para o Esaú Matos. Hoje, a unidade é a principal referência em saúde materno-infantil no interior da Bahia, e o programa garante a formação de médicos especialistas de que tanto precisamos.”
Reforçando o papel da qualificação profissional como estratégia para melhorar a assistência em saúde no município, a assessora de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Larissa Pimentel Costa Menezes, destacou a relevância das residências médicas. “A Residência Médica gera benefícios que vão além da formação dos profissionais, alcançando diretamente a população. São médicos já graduados, com conhecimento na área, que optam por seguir se aperfeiçoando, o que eleva ainda mais a qualidade da assistência prestada. O município de Vitória da Conquista tem fortalecido as residências e as ações de educação permanente justamente para apoiar esses profissionais e garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou.
Também estiveram presentes na mesa da cerimônia a supervisora do Programa Municipal de Residência Médica de Neonatologia, Dra. Fernanda Habib; e a assessora administrativa da Comissão Municipal de Residência Médica, Adriana Dantas.










