Notícias
Postado em 2 de fevereiro de 2026 as 19:53:52
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou a abertura da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência na tarde desta segunda-feira (2), no Instituto Bemmaker. O evento, articulado pela equipe intersetorial do Selo Unicef em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), marca o início de uma série de atividades voltadas à orientação, prevenção e fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência no município.
Durante a abertura, o articulador do Selo Unicef no município, Jerry Lavelle, destacou que a semana representa o começo de um movimento integrado entre as secretarias municipais e instituições parceiras. “Hoje marca a abertura da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência. Começa um movimento de ações desenvolvidas pelas secretarias da Prefeitura em parceria com o Comdica, visando realizar atividades, aulas temáticas e palestras que fortaleçam a política de proteção de crianças e adolescentes, em especial dessa faixa etária que está entrando em um momento de diversos descobrimentos”, afirmou.
Jerry também ressaltou a importância de tratar o tema de forma ampla, incluindo a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. “A gente está reforçando os cuidados com a prevenção, desde o descobrimento da sexualidade até a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, completou. Segundo ele, a atuação do Selo Unicef tem papel fundamental na articulação entre as secretarias e instituições. “O Selo Unicef está com uma estruturação no município bem consolidada e facilita que as secretarias possam se articular entre si para a promoção de ações, fortalecendo a política municipal de proteção de crianças e adolescentes.”
- Jerry Lavelle, articulador do Selo Unicef no município
- Laís Pinheiro, mobilizadora do Nuca
A mobilizadora do Nuca, Laís Senna, explicou que a programação da semana foi construída a partir da participação direta dos adolescentes. “Hoje a gente está dando início à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O Nuca, juntamente com a Prefeitura de Vitória da Conquista, elaborou uma semana com várias atividades que serão ministradas na zona urbana, na zona rural, nas unidades de saúde, nas unidades socioassistenciais do município e, brevemente, nas escolas também”, disse.
Ela destacou que a proposta surgiu a partir do Plano de Participação Cidadã do Adolescente (PPCA). “Essa proposta surgiu através do nosso planejamento para o PPCA, que é construído pelos próprios adolescentes do NUCA. Eles organizaram esse momento para dar a abertura a essa semana, cujos temas versam sobre a construção de projeto de vida, um tema que transversaliza saúde, educação, cultura, assistência social, política para as mulheres e todas as pautas que envolvem crianças e adolescentes”, explicou.
O adolescente Samuel Monteiro, de 15 anos, integrante do Nuca, também falou sobre a importância do debate. “É um tema muito importante que vai ser discutido hoje, porque hoje em dia a gente vê casos de crianças de 13 anos, meninas de 15, pessoas que têm sonhos, mas que a gravidez acaba impedindo. Não é que o bebê seja algo ruim, mas é algo que chegou cedo demais”, afirmou.
Samuel ressaltou ainda a importância da informação chegar aos espaços frequentados pelos jovens. “É bom ter essas articulações dentro dos Cras, nas escolas também, porque é um local onde tem muitos adolescentes que deveriam receber essa informação. E o Nuca é bastante articulado nesses eventos, sempre chamando a gente para sermos protagonistas”, completou.
- Cristina Guimarães, Coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente
- Samuel Monteiro, integrante do NUCA
A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Cristina Guimarães, reforçou os impactos de uma gravidez precoce. “Esse tema é de extrema importância porque a gente está falando com jovens e adolescentes sobre a prevenção da gravidez na adolescência. O impacto de uma gravidez precoce pode ser psicossocial, emocional e também na vida escolar, o quanto isso pode atrasar os estudos”, pontuou. Ela concluiu destacando que o planejamento é essencial: “Filho é bom, filho é maravilhoso, mas no momento certo, na hora certa.”
Ao longo do mês, estão previstas diversas ações educativas e de mobilização em diferentes pontos do município, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, promover o diálogo e contribuir para a construção de projetos de vida mais conscientes entre adolescentes.
















