Membros do Governo Municipal participam da pré-conferência de saúde

Como forma de preparação para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, agendada para os dias 8 e 9 de abril, estão sendo realizadas as pré-conferências. Nesta terça-feira (26), foi a vez do Governo Municipal participar desse encontro. A pré-conferência é a fase do processo em que serão formados grupos de trabalho, a partir de eixos temáticos, estabelecendo propostas a serem discutidas e viabilizadas no encontro final.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Juka Fernandes , as discussões feitas nas pré-conferências são imprescindíveis para consolidar o atendimento do SUS. “Já foram mais de 40 encontros, que tiveram ampla participação popular e que irão culminar na composição de um novo projeto para a saúde. A discussão é essencial para fazermos nosso planejamento de gestão”, afirma o secretário.

A Assistente de Controle Social, da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Pina, relata que a conferência é a oportunidade que a população tem para participar da construção de um modelo de gestão: “Esse é o momento de escuta da população para construir as propostas para o plano municipal de saúde. Até agora algumas propostas apresentadas nessas pré-conferências são bastante inovadoras e esse espaço de participação é essencial, pois não dá para pensar a saúde sem democracia”.

Até o dia 05 de abril as pré-conferências reunirão conselhos locais de saúde de diversas localidades urbanas e rurais. O evento final será realizado no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família (Cemae).