Desenvolvimento Econômico
Postado em 26 de novembro de 2018 as 17:00:43
O Programa Melhor Ambiente de Negócios está realizando mais uma capacitação. Em sua segunda edição, o projeto aborda o tema “Estratégias Organizacionais”. As atividades, ofertadas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), tiveram início nesta segunda-feira (26), na Faculdade Santo Agostinho.
Ao longo desta segunda e terça, gestores de negócios, pequenos empreendedores, administradores e estudantes de administração se reúnem para participar da capacitação, ministrada pela administradora e gerente do Núcleo de Projetos da Semtre, Nirlânia Amorim. Durante esses dois dias, ela irá tratar de “Planejamento Estratégico por meio da Ferramenta Balanced Scorecard (BSC)”.
De acordo com Nirlânia, o objetivo da atividade é auxiliar os gestores de negócio a estruturar a identidade da sua empresa. “Hoje vamos construir um pouquinho da identidade empresarial desse gestor, para que ele entenda sua organização como um todo. A partir daí iremos construir um planejamento estratégico e vamos utilizar a ferramenta BSC, para que ele possa identificar os indicadores de crescimento da sua empresa”, explica.
Carla Freitas trabalha com representação comercial e estuda gestão, vendas e marketing. Ela se interessou pela capacitação em busca de crescimento profissional e pessoal. “Agregar conhecimento às práticas atuais e aumentar o relacionamento com pessoas envolvidas no segmento de administração e negócios”, diz. Ainda segundo ela, a iniciativa da Prefeitura em ofertar essas qualificações é positiva: “Maravilhoso, eu acho que é o caminho ideal para o crescimento da cidade, que as pessoas tenham acesso ao conhecimento”.
Gestão por Resultados – A segunda parte da capacitação acontece nos dias 28 e 29 de novembro. Nesse momento, será abordado o tema “Gestão por Resultados”, pelo economista Fernando Ferreira. A ideia é orientar os gestores a determinar os resultados esperados pelo seu negócio, ajudá-los na construção desses resultados e no desenvolvimento da sua equipe voltado a esse objetivo.
Consultoria – Após o fim da capacitação, a Semtre também estará disponível a prestar consultoria ao público empreendedor. Eduardo Arêas, do Núcleo de Projetos da Semtre, conta que a ação faz parte do projeto Adoção Empresarial. “Nós adotamos microempreendedores individuais e microempresas, para dar consultoria. Você traz a extensão universitária para dentro do ambiente de negócios. Você melhora o ambiente dos microempreendedores individuais com consultorias na área financeira, formação de preço, planejamento estratégico, a questão mercadológica e tudo mais”, revela.