Esportes
Postado em 6 de outubro de 2025 as 11:44:17
Diariamente, a Vila Esportiva José Maria Nogueira Arêas, localizada no Parque Lagoa das Bateias, recebe conquistenses de todas as idades para a prática de atividades físicas e contato com a natureza. O espaço também sedia eventos de entidades como os Centros de Referência (Cras), escolas municipais e particulares, eventos sociais e religiosos, confraternizações, promovendo a ocupação de espaços públicos para trazer melhor qualidade de vida às pessoas.
Com a revitalização entregue em julho de 2024, a Vila Esportiva dispõe de áreas para a prática de atividades físicas (campo de futebol society com grama sintética, alambrado e arquibancada, uma quadra poliesportiva, quatro quadras de areia, arena para prática de capoeira), equipamentos de academia ao ar livre, espaço para caminhada, ciclovia, vestiários, área com gramado, quiosques e pontos de iluminação.
Na última quinta-feira (2), a Vila Esportiva recebeu a visita de estudantes de escolas particulares, além de crianças assistidas pelo Cras VIII Miro Cairo, alunos de escolinhas de futebol, assim como a população que frequentemente utiliza o espaço para práticas esportivas e de lazer.
Secretário Municipal de Esportes, Chico Estrela destaca a importância do Parque Municipal da Lagoa das Bateias para o bem-estar dos conquistenses e para o turismo da cidade. “Hoje nós vemos aqui a meninada brincando, o Cras fazendo as suas atividades, as igrejas, os desportistas da cidade. Essa é a ideia do Governo Municipal, cuidar do parque para entregar à população conquistense um espaço pra diversão e distração. Nós trouxemos aqui o presidente da Federação Baiana de Skate e já separamos uma área para que a gente possa fazer uma pista aqui na Lagoa, que vai desafogar a demanda na pista Ginásio de Esportes. Vai ser uma pista moderna, para trazer também etapas de competições estaduais e nacionais, e vamos investir em mais estrutura para todos os esportistas”, afirmou.
Gerente do Parque Esportivo, Jonab Gama ressalta a grande procura do espaço durante toda a semana, seja com a reserva de horários ou com demanda espontânea, principalmente depois da revitalização do espelho d’água. Nos fins de semana, o Parque sedia cerca de 35 partidas de futebol no campo society, além da alta demanda em todos os outros equipamentos.
“Aqui a gente oferece gratuitamente diversos equipamentos à população: um campo society de grama sintética, quadra poliesportiva, que é possível praticar diversas modalidades de esportes, como basquete, vôlei, futebol de salão, etc. Há também as quadras de areia, que as pessoas cada vez mais têm utilizado a Arena Beach, que é um espaço para praticar futevôlei e vôlei de praia. É um lugar bacana que oferece diversas possibilidades de lazer para a nossa população”, diz Jonab.
Educadora Social que atua no Cras VIII Miro Cairo, Ludmila Ferreira afirma que espaços como o Parque da Lagoa das Bateias contribuem para a socialização e fortalecimento de vínculos para os assistidos, principalmente as crianças. “A ideia de trazer as crianças aqui, aproveitando o mês de outubro, tem a ver com o percurso de sociabilidade para as crianças. A gente quis mostrar pra eles um pouquinho do que é ser criança, porque nesse contexto que a gente está vendo de adultização, em que elas estão muito expostas nas redes sociais, elas perdem essa noção. Nós somos do serviço de convivência, fortalecimento de vínculos. Trouxemos eles para brincarem, terem contato com a natureza e serem crianças”.
- Ludmila
- Suzane
Já Suzane Dias, além de frequentar o parque com o esposo e o filho, utiliza o espaço para a prática de yoga. Ela faz parte da Sahaja Yoga, uma prática de meditação sem fins lucrativos que se reúne no local todo primeiro domingo do mês. “Eu acho esse espaço maravilhoso, que alivia muito a gente, que lidamos tanto com concreto, com a rotina de trabalho. E aqui temos contato com a natureza, posso trazer meu filho pra brincar na terra. Também é um ambiente maravilhoso para a prática de meditação, em contato com a natureza e com a nossa espiritualidade”.