Notícias
Postado em 28 de julho de 2017 as 09:23:18
Agricultores celebram seu dia com feira de produtos orgânicos
Neste 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. Para celebrar a data e valorizar o trabalho desses homens e mulheres do campo é realizada a I Feira da Agricultura Familiar. O evento, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista e pela Secretaria Municipal de Agricultura, teve sua abertura na noite de quinta-feira, 27, na sede do próprio sindicato.
Na ocasião, o prefeito Herzem Gusmão assinou os termos de adesão ao Fundo Garantia-Safra 2016/2017 e ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), ambos firmados com o Governo Estadual. Para o prefeito, a feira foi uma feliz iniciativa do Sindicato e uma feliz parceria da Administração Municipal. “Muito feliz por estar aqui e parabenizo ao sindicato por esse evento. Precisamos estar juntos sem partidarizar as ações. Esse governo é nosso e a agricultura é o grande braço do governo. Temos obrigação de cuidar desta zona rural extensa”, declarou.
Sobre a questão do abastecimento, Herzem falou do projeto da nova barragem que terá 400 milhões de metros cúbicos de água e da busca deste governo para viabilizar a obra. “Chuvas são bênçãos e bênçãos estão caindo sobre Conquista. Vamos fechar esse ano com saldo positivo”, acrescentou.
Segundo o presidente do Sindicato, Balbino Vieira Santos, era um anseio dos agricultores familiares ter um espaço em que se comercializassem seus produtos. “Precisamos da Prefeitura, dos vereadores para dar atenção à agricultura familiar. Nós somos parceiros da Administração e vamos continuar nessa parceria”, afirmou.
O representante da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Roque Soares Guimarães, também elogiou a iniciativa do evento: “Uma feira como essa vem trazer autoestima para os agricultores familiares”.
Ainda fizeram parte da mesa de abertura o secretário municipal de Agricultura, Arlindo Rebouças, o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, a representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Lídia Márcia Prado, e representante local da Federação dos Trabalhadores Agricultura (Fetag-Ba), Talita Almeida.
Uma das pessoas que participa da feira e ontem mesmo já vendia produtos derivados da mandioca, é Daniela Chaves, 30, moradora de Iguá. “Foi uma ótimo ideia do sindicato, junto com a parceria da Prefeitura, está incentivando nós expormos nossos produtos. É de grande importância, principalmente para nós mais jovens”, comentou a agricultora.
Durante esta sexta-feira, na área em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na Rua das Antilhas, nº 119, bairro São Vicente, cerca de 80 agricultores familiares do município apresentarão e comercializarão seus produtos. Serão oferecidos artigos típicos da região – tudo sem uso de agrotóxicos. Trata-se de uma excelente oportunidade para os agricultores familiares fomentarem a sua renda e divulgarem a qualidade dos seus produtos para a população.