Rede Municipal é formada por 45 mil estudantes (Foto: Arquivo Secom/MARÇO 2020)

Ao participar da Jornada Pedagógica 2020 de Vitória da Conquista, o mestre em Educação Brasileira, Júlio César da Costa, afirmou: “percebi, claramente, a disposição da Prefeitura em querer construir com um modelo estruturante, inspirado no de Sobral, que pudesse resgatar a vida das crianças através da boa aprendizagem. E estão no caminho certo! Ao longo do tempo, as famílias vão perceber que a educação das crianças vai melhorar ainda mais”.

E, de fato, este é o propósito que move as ações adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) nos últimos quatro anos. Ao entender que “Educar é Conquista” e a partir de novas práticas, que permitiram a união do pedagógico e do administrativo, a gestão municipal tem construído novos tempos no ensino municipal que é oferecido para os seus 45 mil alunos.

São obras que proporcionam um ambiente mais adequado ao processo de ensino-aprendizagem, a exemplo dos Centros Municipais de Educação Infantil, escolas e quadras construídas e entregues ou das salas de leitura e de recursos multifuncionais abertas, reativadas ou revitalizadas. São investimentos em materiais pedagógicos, parcerias com instituições de referência e formações permanentes para os professores e demais profissionais da educação.

Maioria dos alunos passou a ter transporte mais seguro e confortável (Foto: Arquivo Secom/AGOSTO 2019)

É o transporte escolar mais seguro e confortável. Pois, graças às novas exigências para os veículos que atuam no transporte ligado à Educação, no último processo licitatório, a grande maioria dos alunos passou a ser transportada por uma frota mais nova. É a alimentação escolar de qualidade, que também se tornou pauta prioritária, inclusive, a que é ofertada na primeira infância.

Sem esquecer o empenho, neste momento de pandemia, para que os alunos continuassem tendo uma rotina de estudos. Em pouco menos de um mês da suspensão das aulas, a Smed lançou uma plataforma de estudos remotos, que permitiu aos alunos (da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos) não serem prejudicados quanto ao planejamento estabelecido para o ano letivo de 2020.

Plataforma garante estudo remoto para alunos

É assim que a atual gestão trabalha: sem medir esforços para transformar a realidade da educação pública no município e a vida dos seus alunos. Pois, como afirmou o mestre em Ciências da Educação, Edivan Ferreira, ao falar do compromisso do governo conquistense com a pasta: “a educação deve entender que todo aluno – independente de cor, classe social – é capaz de aprender e a escola tem papel fundamental nesse processo”.

Por isso, e diante de tantos avanços, é que neste 11 de agosto (Dia do Estudante), o Governo reforça o seu compromisso com uma educação pública de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal e os parabeniza e os homenageia, incentivando-os a lutarem pelos seus sonhos, pois a Secretaria estará empenhada para que cada um deles se torne real através da educação.

“O governo municipal, firme, trabalha decidido para reorganizar e reestruturar a educação pública municipal, criando possibilidades diversas a um universo de 45 mil alunos, para que eles sejam alfabetizados e possam, através do acompanhamento educacional contínuo que é o grande pilar da sociedade, transformar suas vidas. Nós, governo, lutamos continuamente para que através do ensino e a aprendizagem os nossos alunos tenham melhores oportunidades, fortalecendo a cidadania através do conhecimento”, enfatizou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia.