Com a iniciativa, tanto os usuários quanto os funcionários do serviço discutem assuntos de relevância para a comunidade

Na tarde dessa terça-feira, 29, na Unidade de Saúde da Família do Recanto das Águas, foi realizada a posse do novo Conselho Local de Saúde. Na ocasião, foram empossados 16 conselheiros. Desse número, metade pertence ao quadro de funcionários da unidade e a outra metade é formada por usuários do serviço. Assim, a divisão é feita de forma igualitária, de modo que todos os segmentos envolvidos tenham a mesma representação.

“Esse é um espaço legítimo de participação popular”, disse a secretária de Saúde, Márcia Viviane

“Esse é um espaço legítimo de participação popular, no qual tanto os usuários quanto os trabalhadores podem tratar, em conjunto, de assuntos de relevância para comunidade. Nesse caso, não só a temática do posto de saúde, mas tudo que tem relação à convivência, a exemplo da dengue e do trato do lixo”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo. Durante a posse, a secretária também ressaltou aos presentes que a própria ampliação da equipe é fruto da discussão compartilhada.

Para que o conselho alcance seu objetivo, reuniões mensais são realizadas – todas as últimas quintas-feiras – cujos assuntos discutidos são os questionamentos levados pelos moradores e as propostas apresentadas pela equipe. “Fico feliz em fazer parte desse momento, em que é possível prover o envolvimento da população, e, a partir das críticas construtivas, conseguir melhorar cada vez mais o atendimento do posto”, afirmou a médica da Equipe de Saúde de Família, Gabriela Brandão.

A Unidade de Saúde da localidade atende em torno de 1.500 famílias das comunidades de Recanto das Águas, Henriqueta Prates, Laje Grande e Terras do Remanso.

Ana Maria dos Santos

Luzia Maria de Jesus

Satisfação – Os moradores dos bairros atendidos pela Unidade de Saúde de Recanto das Águas se sentem ainda mais respeitados com esse instrumento de participação popular que é o Conselho. Sentimos que algo precisa mudar, podemos falar nas reuniões. E também falamos do que está bom”, contou a moradora Ana Maria dos Santos.

Dona Luzia Maria de Jesus também elogia o conselho. “Gostei muito quando minha demanda foi resolvida. Sempre que posso eu participo”, disse.