Notícias
Postado em 20 de maio de 2026 as 15:40:56 e atualizado em 9 de outubro de 2026 as 11:15:50
Membros do Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos se reuniram, nesta terça-feira (19), com repretsentantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção e da Ouvidoria Municipal, para debater a prestação dos serviços à população nas unidades de saúde da rede municipal.
A pauta tratou, entre outros pontos, das demandas organizadas pelos conselheiros em suas próprias reuniões, além da avaliação das manifestações registradas por meio dos canais da Ouvidoria Geral do Município, órgão responsável por receber e encaminhar as solicitações de usuários dos serviços públicos à Gestão do Município.
A secretária de Saúde, Fernanda Maron, apresentou boas notícias sobre a marcação de exames e procedimentos. Segundo ela, o Município já concluiu a implantação do prontuário eletrônico e encontra-se em processo de implementação, por etapas, do sistema e-SUS Regulação na atenção especializada, com vistas à interoperabilidade entre a atenção primária, que já opera com sistema eletrônico, e os demais níveis de complexidade. “Esta iniciativa prevê a eliminação das solicitações físicas, o controle de filas de espera em tempo real e a possibilidade de o usuário acompanhar digitalmente sua posição na lista, com transparência quanto aos prazos estimados”, esclareceu a secretária.
Além disso, foi apresentado o Manual de Normas, Rotinas, Fluxos e Atribuições das Equipes de Atenção Primária à Saúde, lançado em dezembro de 2025, melhorias no registro do Cartão SUS, contratação de novos Agentes Comunitários de Saúde e Atendimento de pré-natal para usuárias residentes em localidades sem cobertura por unidade de saúde de referência.
O secretário municipal de Transparência, e também presidente do Conselho, Mateus Novais, agradeceu a costumeira atenção da secretária de Saúde e destacou que foi uma excelente reunião. “Como órgão consultivo e de apoio, é papel do Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos manter o diálogo constante com a Administração Municipal, no intuito de encontrar soluções para problemas apontados pelos cidadãos”.
O vice-presidente do conselho e presidente da Associação de Moradores do Vila Elisa, Jeferson Silva, avaliou a reunião como um momento essencial: “Através do conselho, contamos com um importante espaço de discussão sobre os serviços. Agradeço a disposição da secretária em atender prontamente às demandas enviadas”.
Ao final da reunião, a secretária solicitou que possíveis ocorrências de irregularidades no atendimento da Saúde sejam registradas formalmente no portal da Ouvidoria como denúncia, de modo a permitir à gestão a apuração dos fatos e a adoção das medidas cabíveis.









