Nova equipe de gestão participa de encontro de integração em nova fase da SASHDS

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta sexta-feira (14), um encontro de integração da nova equipe de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos (SASHDS). A atividade aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) e reuniu diretores, coordenadores e gerentes da SASHDS para um momento de alinhamento sobre a nova estrutura e as diretrizes que vão orientar a atuação da pasta.

O encontro marca uma nova etapa da secretaria após a reestruturação administrativa estabelecida pela Lei Complementar nº 3.173, de 25 de junho de 2026, que reorganizou a antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e instituiu a SASHDS. A nova estrutura reúne as áreas de assistência social, habitação social, segurança alimentar e direitos humanos, organizadas em diretorias específicas, com o objetivo de fortalecer a gestão e qualificar a atuação do município nessas áreas.

Presente no encontro de integração, a prefeita Sheila Lemos destacou que a reestruturação busca fortalecer a capacidade do município de atender, principalmente, a população que vive em contextos de maior vulnerabilidade. “Nós reestruturamos toda a antiga Semdes para prestar um atendimento de melhor qualidade à população, principalmente àquela que está nos territórios mais vulneráveis. Capacitamos e ampliamos a equipe, entre gestores e técnicos, para prestar uma assistência melhor a toda a comunidade de Vitória da Conquista. Estive nesse momento para dar as boas-vindas aos novos servidores e reforçar a importância de que todos conheçam a nossa missão, que é melhorar a vida das pessoas”, pontuou a chefe do Executivo.

Integração para fortalecer o serviço público

Para o secretário da SASHDS, Michael Farias, a integração da nova equipe de liderança é importante para alinhar as diferentes áreas e fortalecer o trabalho conjunto, com foco na garantia de direitos e na melhoria dos serviços oferecidos à população. “Hoje nós fizemos um momento de integração do novo time de gestão para trabalhar a nossa missão, os nossos valores, os nossos propósitos e, principalmente, as diretrizes para nos tornarmos cada vez mais uma secretaria que promove o acesso a direitos da população em contextos de vulnerabilidade e risco social. Essa integração fortalece as relações no cotidiano do trabalho, para que todos tenham clareza dos seus papéis e, principalmente, para que a gente impacte positivamente a vida das famílias, melhorando a vida das pessoas”, afirmou o secretário.

Durante a programação, foram apresentados à equipe a missão, a visão, os valores e o propósito da SASHDS, construídos durante o processo de planejamento estratégico da pasta, além da nova organização administrativa. O encontro também contou com dinâmicas de incentivo à liderança e roda de conversa sobre expectativas, fortalecendo o alinhamento da equipe para esta nova fase.

De acordo com o coordenador de Gestão de Pessoas, Gerlan Souza, o encontro apresentou à equipe a nova organização da SASHDS e as diretrizes que passam a orientar o trabalho da equipe de gestão. “Este momento foi pensado para integrar essa liderança. Tivemos uma programação diversa, com apresentação da missão, visão, valores e propósito da secretaria, além do organograma que orienta o funcionamento da nova estrutura administrativa. A proposta é fortalecer a equipe de gestão para que esse alinhamento também alcance os profissionais que atuam diretamente nos serviços e, assim, possamos oferecer à sociedade um atendimento com mais qualidade e agilidade, dentro do que nos propomos a fazer na SASHDS”, explicou o coordenador.

A programação também contou com uma atividade conduzida pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST), representado pelo psicólogo Ernandes de Amorim Mendonça. Com o tema “O que eu trago, o que eu construo”, a vivência utilizou dinâmicas, movimento e roda de conversa para estimular os gestores a refletirem sobre suas experiências profissionais, sua atuação na nova estrutura e as contribuições que podem oferecer para qualificar os serviços prestados à população.

“Alguns servidores que estão chegando à Prefeitura já têm uma história de caminhada e experiência profissional, ainda que em outras áreas. E nós queremos trabalhar justamente o que eles podem construir dentro da Prefeitura agora, como podem contribuir para que o serviço seja ainda melhor e para que a gente consiga servir melhor à população. Eles têm uma história, têm uma experiência, e nós queremos aproveitar essa experiência para construir uma outra ainda melhor, para que os munícipes e as pessoas que são assistidas pela Prefeitura possam de fato ser cuidadas de uma forma ainda melhor”, detalhou o psicólogo do Nast.