Educação
Postado em 6 de dezembro de 2013 as 09:16:18
Vitória da Conquista sediou o segundo encontro de professores do 6º ao 9º ano, coordenadores pedagógicos e profissionais de 20 municípios da região, para relatar suas experiências com o projeto Aves da Caatinga: Ararinha Azul. Na I Oficina de Formação que aconteceu em setembro deste ano, cada escola recebeu dois kits educacionais, com revista-pôster ilustrada com algumas das aves típicas da Caatinga, guia de atividades para os professores e DVD do filme de animação Rio, que aborda justamente o tráfico de animais silvestres no Brasil.
O projeto é uma iniciativa da Sociedade para a Conservação de Aves do Brasil (Save Brasil), em parceria com a Editora Horizonte. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abraçou a iniciativa e foi escolhida como município polo do projeto. “O trabalho desenvolvido nas escolas municipais foi bastante positivo, e professores e alunos tiveram uma grande receptividade à temática. É sempre importante levar discussões como esta para as salas de aula. As crianças precisam se conscientizar o mais cedo possível sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e dos animais”, afirmou o secretário de Educação, Ricardo Marques.
O Projeto Aves da Caatinga pretende mobilizar alunos e professores da educação básica das escolas da região da caatinga e seu entorno, para o enfrentamento dos dois principais motivos que levam à extinção dos animais: tráfico ilegal de espécies selvagens e a degradação do meio ambiente. “Foi um trabalho bastante produtivo e bem estruturado pelos municípios participantes. Procuramos conscientizar as crianças desde pequenas sobre isso. Esse é um problema de grandes proporções, tanto que hoje a ararinha azul só existe no Brasil em cativeiro. O projeto também aborda diversas aves que correm risco de extinção”, relatou a assistente educacional da Editora Horizonte, Luciane Sodré.
Professora na Escola Municipal Adolfo Ribeiro, em Jequié, Betânia Andrade disse ter se apaixonado pelo projeto desde a sua apresentação. “A temática é maravilhosa. Eu desenvolvi com os meus alunos diversas atividades de pesquisa e produções textuais. Além disso, o tema despertou o cuidado e a preocupação deles com os animais. Precisamos ser multiplicadores desse projeto”, disse.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa, em Vitória da Conquista, Doracy Ribeiro Aguiar, também aprovou a iniciativa. “ Foi muito positivo. Os alunos foram bastante receptivos e ficaram encantados com a temática. O que mais chamou a atenção deles foi a questão do tráfico de animais”.








