Educação
Postado em 13 de julho de 2026 as 16:45:08
Estudantes da Rede Municipal seguem colocando Vitória da Conquista em destaque nas grandes competições esportivas. Entre os dias 2 e 5 de julho, os pequenos brilharam na Copa do Brasil de Karatê, realizada em Goiânia (GO), pela Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB).
Entre os atletas está Rhuan Pereira, de 10 anos. Aluno do 4º ano da Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, ele começou a praticar a arte marcial após se interessar pelas aulas oferecidas na instituição há pouco mais de um ano. Ainda muito jovem, Rhuan carrega no peito a medalha que simboliza sua conquista na categoria Kata Individual. “Primeiro eu participei das copas, depois do campeonato baiano e agora do brasileiro. Tinha 18 meninos na minha categoria e fiquei em primeiro lugar”.
A escola também alcançou o lugar mais alto do pódio na categoria Kata em Equipe, com Maria Helena Martins, de 10 anos. Estudante do 5º ano, o interesse pelo esporte também surgiu na escola e, para ela, mesmo já tendo participado de outros campeonatos, essa vitória foi ainda mais especial. “Foi muito gratificante, pois foi fora do estado. Então, eu gostei muito. A preparação foi puxada, com treinos de domingo a domingo, mas valeu a pena”.
- Rhuan Pereira
- Maria Helena Martins
- Rosângela Santana
Na instituição de tempo integral, as aulas de Karatê são oferecidas como oficinas. Para a diretora, Rosângela Santana, além do incentivo à prática esportiva, essa é uma forma de contribuir para o crescimento dos estudantes para além da sala de aula. “Essas oportunidades fazem parte da formação dos nossos alunos. Ficamos muito felizes com o empenho deles na competição. O resultado foi uma resposta a toda dedicação que tiveram. É uma alegria ver esse esforço sendo reconhecido e saber que a escola também faz parte dessa trajetória”.
Outro destaque na competição foi Henzo Felipe Santana, de 12 anos. Aluno do 6º ano da Escola Municipal Arthur Seixas, ele trouxe para casa as medalhas de bronze de três categorias: Kata em Equipe, Kumite Individual e Kumite em Equipe. “Eu comecei em 2024, na Escola Pedro Francisco de Morais, e competi, pela primeira vez, no ano passado. Para a Copa do Brasil, eu treinei muito. E foi uma sensação muito boa ganhar essas medalhas. Meu sonho é me tornar atleta profissional e disputar um Campeonato Mundial”.
- Henzo Felipe
- Joelisa Pereira
Segundo a coordenadora da instituição, Joelisa Pereira, a conquista de Henzo também serve como inspiração para outros estudantes. “Eles percebem que, com dedicação, esforço e apoio da escola e da família, é possível alcançar grandes objetivos”.












