Meio Ambiente
Postado em 18 de novembro de 2025 as 16:38:44
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), serviço ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recebeu, nesta segunda-feira (18), 162 pássaros apreendidos pela Polícia Civil durante uma operação realizada no município de Poções.

Entre os pássaros apreendidos, há exemplares das espécies popularmente conhecidas como papa-capins, cristinha, bigodinho, cardeais, periquito-vaqueiro e caboclinho, ameaçado de extinção. Devido às condições precárias em que se encontravam, muitos desses animais chegaram debilitados e oito deles morreram.
O médico-veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, explicou que no Cetas esses animais estão recebendo hidratação e alimentação suplementar, além de medicamentos, quando necessário. “Os animais devem permanecer no Cetas até a equipe considerá-los totalmente reabilitados. Logo depois, serão devolvidos à natureza, em locais de ocorrência das espécies identificadas”, ressaltou Aderbal.

Aderbal Azevedo
Ainda segundo o médico-veterinário, é importante que as pessoas compreendam que o lugar ideal para os animais silvestres é na natureza, onde eles auxiliam no equilíbrio de populações. “Cada espécie captura outra que se não for predada causa o crescimento de determinada população e consequentemente impactos ambientais negativos”, explicou.








