Na manhã desta segunda-feira (17), secretários municipais e equipe de articuladores intersetoriais do Selo Unicef estiveram reunidos para alinhar as entregas previstas para 2025 e discutir a organização do 1º Fórum Comunitário, momento em que será apresentado o Plano de Ação Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, reforçou que o Selo Unicef tem o objetivo de melhorar a vida das crianças e adolescentes com a integração das políticas públicas. “Esta reunião reflete o compromisso da gestão municipal em fortalecer as ações intersetoriais e garantir que as políticas públicas cheguem mais facilmente às crianças, adolescentes e suas famílias nos diversos territórios do município. A perspectiva é de nós impactarmos as pessoas melhorando as condições de vida e fazer com que nosso município continue sendo uma referência na proteção de crianças e adolescentes”.

Sobre o Fórum Comunitário, está definida a data de 11 de dezembro, no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. “Estamos nesse processo de organização do Fórum Comunitário, no qual teremos a participação de diversas pessoas da sociedade, das próprias crianças e adolescentes na construção das ações estratégicas que vão melhorar ainda mais ao acesso das crianças e adolescentes às políticas públicas”.

O secretário Edgard Larry reforçou a questão do trabalho de integração entre as secretarias. “O resultado sistêmico vem de processos sistêmicos, a partir da clareza de cada área, trazendo para os outros atores”. Aos articuladores acrescentou que é necessário envolver o maior número de pessoas possível. “Que vocês possam planejar, desenvolver os processos, com autonomia de trabalho. Temos outros indicadores a serem observados e alcançados que não eram exigidos”.

A secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, citou o projeto “Um dia que inspira o futuro”, realizado com as adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), com o objetivo de inspirar meninas a almejarem posições de liderança e de destaque em diferentes áreas profissionais (https://www.pmvc.ba.gov.br/secretaria-de-politicas-para-mulheres-cria-projeto-que-inspira-meninas-para-lideranca/). “É necessário integrar cada vez mais as ações de governo, fazer o melhor, com amor e responsabilidade. Assim teremos uma Conquista cada vez mais bonita, forte, a melhor cidade para se viver”.

Para a mobilizadora do Selo Unicef na Secretaria Municipal de Educação, Karina Melchisedeck Meira, participar da reunião foi extremamente importante para fortalecer o diálogo intersetorial e garantir que todas as pastas avancem de forma integrada nas metas do Selo Unicef. “Tivemos a oportunidade de avaliar as ações já executadas, ajustar pontos necessários e reafirmar o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. A reunião reforçou o compromisso coletivo com a melhoria dos indicadores e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência”.