Nesta segunda-feira (10), teve início o curso de Escova Profissionalizante do Projeto Mãos e Fios, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).

Curso de Escova Profissionalizante

A formação ocorrerá em oito encontros, de hoje até o dia 19 de novembro, e combina conhecimentos teóricos com o desenvolvimento de habilidades práticas sobre os métodos de mudança temporária da estrutura do fio, do cacheado para o liso e o inverso, ou seja, o processo de alisar e modelar o cabelo.

A coordenadora de autonomia e políticas transversais, Melry Amaral, relembrou a trajetória do projeto e os resultados positivos: “O Mãos e Fios vem sendo realizado desde o ano passado. É um projeto que engloba parte dessa área de beleza, e a gente sabe que tem muita demanda nessa área, portanto, é bem eficaz. É uma estratégia para garantir a autonomia econômica dessas mulheres”, disse.

A profissional de beleza e estética, ministrante do curso, Dolene Bajun, destacou: “A gente quer trazer a autonomia e a liberdade para essa mulher que está em vulnerabilidade, seja financeira ou emocional”. Ela ainda explicou sobre as aulas e sua importância, “O nosso curso é de nível iniciante, para pessoas que queiram entrar nessa área da beleza com o básico. Ele é essencial para que elas entrem na profissão com conhecimento e segurança”, completou.

Daniele Libarino trabalha com arte, mas possui interesse pelo ramo da beleza, e ao receber a indicação da mãe procurou o projeto da SMPM. “Eu sempre tive ambição pela beleza e pela questão estética, e gostei muito da proposta. Estou ansiosa e empolgada em poder trabalhar nessa área, a qualificação profissional do curso vai me garantir esse espaço”. A dona de casa Cléia Vieira sempre sonhou em trabalhar com o ramo da beleza, descobriu sobre o curso no perfil do Instagram da Prefeitura e não perdeu a oportunidade de se inscrever “Eu sempre tive interesse, e finalmente chegou a minha vez. Estou com expectativa muito alta e pretendo dar continuidade ao meu desejo e começar a trabalhar”.