Com muita alegria, moradores, estudantes e professores do povoado Lagoa de Melquíades celebraram a entrega da revitalização completa da Escola Municipal Arquilino José dos Santos, antiga Virgílio Ferraz de Oliveira. Localizada em uma comunidade quilombola, a unidade atende 89 alunos em tempo integral, abrangendo a Educação Infantil (4 e 5 anos) e o Ensino Fundamental I, e integra o Círculo Escolar Integrado (CEI) de Veredinha. Essa é a 98ª escola revitalizada pelo Governo Municipal nos últimos anos.

Entrega da Escola Municipal Arquilino José dos Santos

Uma história que atravessa gerações

A origem da escola remonta à década de 1970, quando o morador Arquilino José dos Santos doou o terreno e ajudou pessoalmente na construção da primeira sala de aula. As primeiras turmas datam de 1973, marcando o início de uma trajetória de educação e pertencimento na comunidade. Além de contribuir para a criação da escola, Arquilino também doou o terreno onde hoje funciona a unidade de saúde local.

Sua filha, Liazita Santos Silva, expressou emoção e orgulho pela homenagem. “É uma emoção muito grande eu saber que ele doou o terreno há muitos anos e agora foi reconstruída. Eu fiquei muito feliz em ter o nome dele porque eu cobrava muito o nome dele na escola. Eu sei que a comunidade também tá muito feliz de estar recebendo essa escola.”

Uma nova escola para o futuro

A obra de revitalização contou com investimento de R$ 616.997,55 e incluiu quatro novas salas, ampliação de três salas, pátio coberto, sanitários, além da substituição completa das redes elétrica e hidráulica, portas, fechaduras e telhado termoacústico. Foram instaladas esquadrias em blindex, piso de alta resistência, revestimento cerâmico, pintura geral e lúdica, e feita a readequação dos espaços internos.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito Dr. Aloisio Allan destacou o simbolismo da entrega e o legado do homenageado: “Estamos muito felizes e a comunidade toda satisfeita. A escola ficou totalmente requalificada, com salas e mobiliário novos. Agradeço ao senhor Arquilino José, que doou o terreno e ajudou na construção.”

O secretário de Educação, Edgard Larry, ressaltou o impacto do projeto de escolas de tempo integral em comunidades quilombolas: “Hoje é um dia histórico para Lagoa de Melquíades. É uma escola praticamente nova, com diversos espaços, sala de leitura e banheiro acessível.” O secretário finalizou pedindo à comunidade que preservasse o local.

Já a diretora Rita Cássia Muniz destacou a importância da valorização da comunidade e da educação de qualidade. “Eu acredito que só se constrói cidadania investindo em educação e qualidade de ensino. Essa comunidade nunca foi tão valorizada e respeitada como agora. Os alunos vão estudar aqui nos dois turnos, com isso eles terão alimentação pela manhã, no almoço e à tarde.”

Entre as lideranças presentes no ato estavam o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, além de agentes do grupamento, o vereador Márcio de Vivi e o coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac) do distrito de José Gonçalves, Gustavo Barros.

Respeito e gratidão

Centenas de pessoas participaram da cerimônia, marcada por emoção e agradecimento. As crianças aproveitaram o momento para se divertir com pinturas faciais.

Representando as famílias, Jamile Guimarães Santos, mãe de quatro alunos, comemorou a entrega do novo espaço. Antes, devido à falta de estrutura, estudantes de séries diferentes precisavam dividir a mesma sala, o que comprometia a qualidade do aprendizado. “É uma reforma merecida por sermos quilombolas, eu estou muito satisfeita de saber que meus filhos vão estudar num ambiente que esteja ao nível, que tenha lazer e que possa fazer com que eles saiam daqui satisfeitos”.

Sua filha Pâmela Guimarães Santos, aluna do 5º ano, também demonstrou entusiasmo: “Estou muito feliz com a nova escola. Estamos ensaiando para uma apresentação de dança e música em homenagem ao Dia da Consciência Negra.”

A moradora Iraci Oliveira Silva, de 65 anos, que estudou na escola e viu filhos e netos passarem por lá,  agradeceu a todos os envolvidos no processo de revitalização do espaço. “Ficou muito bonita, maravilhosa para os alunos. Essa escola representa muito pra minha família.”