Na manhã desta quinta-feira, 31, cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino se reuniram no auditório do Cemae para participar de um “aulão” de revisão para a Prova Brasil. Esta prova é aplicada a cada dois anos e é utilizada para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em 2013, ela acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro e será aplicada para os alunos do 5º e 9º ano.

Jocelma Gusmão, coordenadora do Núcleo Pedagógico

Na oportunidade, a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Jocelma Gusmão, falou sobre a iniciativa. “Estamos aqui com aproximadamente seiscentos alunos nesse auditório fazendo uma revisão geral para a Prova Brasil, um exame realizado no país inteiro de extrema importância, porque vai medir o índice de aprendizagem dos alunos da nossa escola. A gente realizou diversos simulados na rede municipal, para preparar ainda mais os alunos. Hoje trouxemos representantes de todas as nossas escolas do 5º ano e do 9º ano, para que eles sejam multiplicadores de conhecimento, levando para os demais colegas o conhecimento adquirido”, disse.

Na Prova Brasil, são exigidos conhecimentos em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com foco na resolução de problemas.  Durante toda a manhã, os alunos puderam aprofundar o seu conhecimento acerca dos conteúdos que serão cobrados na prova.

Beatriz Rodrigues

A revisão agradou aos participantes. Para a estudante do 9º ano da Escola Fidelcina Carvalho, Beatriz Rodrigues, a revisão serviu para ela aprofundar os seus conhecimentos. “Muito legal porque é uma oportunidade para a gente ter mais contato e aprofundar os nossos conhecimentos. Espero que a gente possa representar bem o nosso colégio e fazer uma boa prova”, disse.

Emily Andrade

Já a estudante do 9º ano da Escola Frei Serafim, Emily Andrade, se sentiu lisonjeada por ter sido escolhida para ser multiplicadora desse conhecimento em sua escola. “Eu fiquei muito lisonjeada por ter sido escolhida para estar aqui nessa revisão, representando a minha escola e repassar esse conhecimento adquirido aqui para os meus colegas. Foi muito boa essa iniciativa de promover essa revisão pra gente”, disse.

Ação Contínua – Além da revisão, ao longo do ano os alunos da rede municipal de ensino participaram de diversas atividades preparatórias para a Prova Brasil. Foi realizada uma série de simulados, e novos testes estão previstos para os dias 4, 5 e 6 de novembro.