Educação
Postado em 31 de outubro de 2013 as 08:14:17
A Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim está em sua segunda edição e será realizada nessa quinta-feira, 31, na Escola Municipal Paulo Setúbal, localizada no distrito de Inhobim. O evento conta com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Desenvolvido com os estudantes do 6º ao 9º ano do Segmento II, a mostra tem a finalidade de integrar aluno, escola e comunidade, por meio da produção de curtas-metragens que retratam a realidade do educando e da localidade onde está inserido. “Os estudantes produzem, criam e planejam os filmes. Assim, acaba tendo uma representatividade, nos filmes, dessas comunidades e da forma como elas interpretam o mundo”, contou o professor de História da unidade escolar, Ricardo Brasil.
No período vespertino, o corpo de jurados – formado por pessoas realmente envolvidas com cinema e educação – deverá se reunir para assistir aos cerca de 20 filmes concorrentes e julgá-los conforme as dez categorias: melhor filme, roteiro, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, figurino, documentário e revelação de 2013.
A partir das 19h, as obras serão exibidas para a comunidade em geral e, em seguida, serão anunciados os premiados da noite.
A evolução do projeto – A origem da mostra foi em 2009, quando, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi realizado o projeto “O que se aprende com o cinema: saberes e fazeres da relação cinema-educação”.
Na ocasião, professores da rede municipal de ensino participaram de oficinas sobre as possibilidades de utilização do cinema na sala de aula e decidiram levar os resultados para as escolas onde atuam. Foi daí que surgiu o Festival de Cinema de Bate-Pé e, posteriormente, a Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim. Esta última teve sua primeira edição em 2012, mas, um ano antes, os alunos já começavam a discutir filmes e também a produzi-los.





