Vitória da Conquista está sob alerta de chuvas intensas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), vem realizando o monitoramento das estradas vicinais nos distritos e povoados da zona rural, com o objetivo de assegurar a mobilidade e o acesso da população durante o período chuvoso.

As ações de acompanhamento têm sido realizadas desde o início das chuvas, na noite do último domingo (19). Foram registrados ao todo cerca de 40 milímetros de precipitação na região de Inhobim, Dantelândia, Cercadinho, São João da Vitória (Batuque) e Veredinha. Já em Bate-Pé, foram 29 mm, e a chuva chegou a todos os povoados que integram o distrito.

Estrada do povoado da Batalha

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o período chuvoso é essencial para a agricultura, mas exige atenção às condições das estradas. “A chuva é sempre bem-vinda, principalmente para o homem e a mulher do campo. Sabemos que o agricultor precisa dela para manter sua produção, mas estamos atentos para que todos consigam se deslocar com segurança entre os distritos e povoados”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac) de Bate-Pé, Augusto Filho, até o momento não foram registradas intercorrências graves na região. “Tivemos apenas a queda de algumas árvores na estrada que liga o Amargoso a Belo Campo, mas a situação já foi resolvida com o envio de uma máquina ao local”, informou.

Em José Gonçalves, houve pequenas intercorrências nos povoados da Pedra Branca, do Quiçaça e em Marrecas, onde foi necessário fazer uma intervenção. Conforme o coordenador da Subprefeitura do distrito, Gustavo Barros, mesmo com as chuvas, as estradas continuam permitindo o fluxo normal de veículos. Já em São Sebastião, após as manutenções e limpezas dos canais de águas pluviais, a água escoou normalmente sem nenhum transtorno.

Estrada do Amargoso (Bate-Pé)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural segue à disposição para garantir atendimento e segurança à população. Em caso de intercorrências nas estradas, o cidadão pode entrar em contato com a SMDR através do WhatsApp (77) 3420- 7012.