Terceira maior cidade do estado e um polo para todo o sudoeste baiano e norte de Minas Gerais, Vitória da Conquista se destaca pelos indicadores de segurança, desenvolvimento econômico, eficiência na gestão, dentre muitos outros. São parâmetros que atestam os esforços do Governo Municipal em melhorar a qualidade de vida da população.

Nesse sentido, o cuidado com o meio ambiente e a ampliação de espaços de lazer e convivência para a população têm sido um carro-chefe da Prefeitura Municipal nos últimos anos. Desde 2023, foram inaugurados o Orquidário Municipal Zilda Gusmão e a Catedral de Flores — dois equipamentos que compõem o Parque Ambiental do Rio Verruga —, além da revitalização do Parque Municipal da Lagoa das Bateias e a entrega de diversas praças, ampliando os espaços públicos de área verde disponíveis para a população conquistense, que historicamente contou com a Praça Tancredo Neves e a Reserva Florestal do Poço Escuro.   

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é responsável pela manutenção dos espaços, garantindo a preservação do ambiente e o bem-estar de quem ocupa esses locais, tanto os cidadãos quanto a fauna e a flora. Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos destaca a importância de políticas públicas que integrem a natureza ao dia a dia das pessoas.

“São novos espaços que visam principalmente a preservação do Parque do Rio Verruga, porque são obras que foram feitas dentro do parque, para dar valor ao rio, que é um rio de Conquista e que muita gente desconhece que existe. Para que a gente preserve a natureza, temos que conhecer, nos sentir pertencentes e participantes do meio ambiente”.

Ana Cláudia

Ana Cláudia ressalta os benefícios que as áreas verdes oferecem para aliviar a rotina de tantas pessoas. “Essas praças e áreas verdes fazem toda a diferença na saúde da população. Quando a gente fala de meio ambiente, não é só o aspecto da biodiversidade. Tem também a questão da saúde pública, porque a gente está falando de qualidade de vida para a população. Quanto mais áreas de lazer voltadas para a natureza, mais estímulo para as pessoas fazerem uma atividade física, pra fazer uma limpeza mental”.

O Orquidário Municipal Zilda Gusmão, inaugurado em setembro de 2023, está localizado ao lado do Horto Florestal Vilma Dias, na Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio. O espaço abriga mais de 200 plantas, entre orquídeas, bromélias e outras espécies ornamentais, além do primeiro Meliponário Público da Bahia, um espaço dedicado à reprodução das abelhas sem ferrão. 

O espaço é aberto à visitação durante a semana e também nos finais de semana e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita. Grupos interessados em visitas podem agendar pelo e-mail da Semma: semma.moduloambiental@gmail.com ou gabinete.semma@gmail.com.

A costureira Elisangela Oliveira aproveitou uma tarde de sexta-feira e levou a mãe e avó para conhecer o Orquidário, e se encantou com o lugar. “É a minha primeira visita, por indicação de uma amiga. Eu passava aqui na lateral, via, mas nunca parei. Aí hoje eu resolvi fazer a visita. A gente gosta de plantas, tem em casa, principalmente orquídea. Espaços assim são ótimos pra estar perto da natureza”. 

Outro equipamento do Parque do Rio Verruga é a Catedral de Flores, um espaço de contemplação, lazer e de união da natureza com o sagrado. A catedral está localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, próximo ao Horto Florestal e ao Orquidário, e já se consolidou como um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista.

A área construída é de 200 metros quadrados, com uma estrutura metálica tubular que chega a 12 metros de altura, ornamentada por uma cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra. O espaço conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécies de flores variadas, uma fonte, iluminação, palmeiras areca bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês.

Catedral de Flores

Com pouco mais de um ano de funcionamento, a área tornou-se um ponto para a realização de cerimônias de casamento, ensaios fotográficos, reuniões entre famílias e amigos, reforçando a importância dos espaços públicos para a saúde e a qualidade de vida da população. A catedral é aberta para visitação 24 horas por dia, com entrada livre tanto para visitas individuais quanto em grupo.

“A cidade está toda florida, porque a gente investiu muito na arborização urbana de árvores floríferas, como os jacarandás mimosos, ipê-branco, rosa, amarelo. Por toda a parte que você vai, a cidade está colorida e bonita. E esses ambientes, em cada estação do ano, proporcionam uma experiência diferente”, afirma a secretária Ana Cláudia.

Um dos marcos do cuidado com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população é o processo de revitalização do Parque Municipal Lagoa das Bateias. O projeto de recuperação teve a primeira etapa entregue pela Prefeitura Municipal em 2023, unindo esforços do Departamento de Serviços Gerais (Deserg) com o de outras secretarias. O trabalho realizado por homens, máquinas retroescavadeiras e tratores permitiu a retirada de toneladas de areias e detritos, recuperando o espelho d’água do local, que voltou a abrigar pássaros, peixes, répteis e outros animais.

Na segunda etapa foi inaugurado o Parque Esportivo José Maria Nogueira Arêas, nome oficial da Vila Esportiva da Lagoa das Bateias, que tem transformado a qualidade de vida não apenas da população da Zona Oeste, mas de toda a cidade. Inaugurado em julho de 2024, trata-se de um espaço amplo, arborizado, com estrutura moderna, que recebe atletas amadores, pessoas e famílias inteiras interessadas tanto em se exercitar quanto em aproveitar o ar puro e a paisagem para lazer e contemplação.

Ao pensar em áreas verdes e de convivência em Vitória da Conquista, é inevitável lembrar da Praça Tancredo Neves. Principal cartão postal de Conquista, a praça remete à fundação do município, e atravessou décadas de transformação da cidade mantendo-se como um espaço que oferece aos moradores contato com a natureza e um respiro do grande movimento do Centro da cidade. 

A praça conta com canteiros com diferentes espécies de plantas, com destaque para as palmeiras imperiais, além dos lagos, que são abastecidos com a água proveniente da nascente do Poço Escuro e abrigam peixes como carpas coloridas e outras espécies (carpas capim, prateada e tilápias). Uma grande tradição envolvendo a praça é a iluminação no período natalino, que encanta conquistenses e visitantes com um espetáculo de luzes.

Outro símbolo da preservação do meio ambiente na cidade é a Reserva Florestal do Poço Escuro. Trata-se de uma área com 17 hectares de mata ciliar que abriga as principais nascentes do Rio Verruga, na vertente sul da Serra do Periperi. Abriga cerca de 200 variedades de árvores e arbustos, além das principais nascentes do Rio Verruga, com uma diversidade biológica e beleza que encantam os visitantes.

Apesar da forte pressão antrópica provocada pela ocupação urbana no entorno, o Poço Escuro foi preservado desde a origem do Arraial da Conquista. Com vegetação exuberante constitui-se praticamente como último remanescente de mata de grande porte da zona urbana da cidade.

Para garantir que a Reserva Florestal do Poço Escuro, um dos últimos remanescentes de mata de grande porte em área urbana continue existindo, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Semma, tem adotado inúmeras políticas públicas e ações que impactam positivamente, garantindo a sustentabilidade e uma cidade mais habitável para as gerações atuais e futuras.

Conquista Mais Verde

No mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal lançou o programa Conquista Mais Verde, com o objetivo de realizar o plantio de árvores em áreas degradadas, em praças públicas e outros espaços do município sugeridos pela população. Desde então, já foram plantadas mais de 450 mudas de árvores em diferentes regiões do município, como nas avenidas Brumado e Filipinas, na Lagoa das Bateias e na área do Monumento do Cristo.

O Conquista Mais verde envolve não apenas o plantio, mas também a produção de mudas, realização de estudos e aquisição de insumos. De acordo com dados da Semma, desde o mês de março já foram produzidas 7,5 mil mudas de árvores, tanto no Horto Florestal quanto no Herbário Municipal. Além do plantio realizado pelas equipes da Secretaria, mais de 4 mil mudas já foram doadas para a população, que recebe orientação técnica sobre o plantio e manejo das mudas, além de indicar as espécies mais adequadas para cada local, seja em calçadas ou áreas rurais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A expansão e cuidado de áreas verdes reforça o compromisso do município de Vitória da Conquista com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas que compõem a Agenda 2030 — um plano de ação global, composto por 17 objetivos e 169 metas, com o propósito de erradicar a pobreza, proporcionar vida digna e garantir um desenvolvimento sustentável para as pessoas e o meio ambiente. Segundo a ONU, os objetivos e metas são integrados e indivisíveis, englobando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Em 2025, a cidade sediou dois importantes eventos relacionados aos ODS: o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia e o lançamento da Rede de Municípios ODS Bahia-Minas, destacando o protagonismo do município nas políticas públicas de desenvolvimento sustentável no Nordeste e em todo o Brasil. O compromisso com os ODS está sedimentado por meio de legislação, que estimula a incorporação dos ODS à administração pública municipal, assegurando o alinhamento das ações governamentais às metas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento harmonioso das esferas social, econômica e ambiental em benefício da população conquistense.