Integrante do Nuca, Danyellen participa de uma manhã de agenda com a prefeita Sheila Lemos

Na manhã desta quarta-feira (8), uma das integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Danyellen Silva, de 15 anos, acompanhou a agenda da prefeita Sheila Lemos, desde a chegada da gestora à Prefeitura até as agendas e despachos com os secretários, como parte do projeto “Um dia que inspira o futuro”, criado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). A iniciativa tem o intuito de motivar meninas de 12 a 18 anos a ambicionar posições de liderança e de destaque em diferentes áreas profissionais. 

Uma das agendas foi com a ouvidora geral do Município, Thaisy Gusmão, em que a mesma apresentou dados atualizados e o novo sistema  da Ouvidoria. Danyellen conheceu como funciona o setor e a importância do serviço que serve de elo entre a Prefeitura e a comunidade. Posteriormente, acompanhada da assessora especial da Chefia do Poder Executivo Municipal, Daniele Garcia, a adolescente conheceu setores estratégicos que funcionam no prédio da Prefeitura, a exemplo do gabinete do vice-prefeito, e o Memorial Murilo Mármore. Por fim, ela se reuniu e dialogou com a prefeita, de onde saiu muito motivada. 

Reunião com a Ouvidora-Geral

Para Danyellen, moradora do bairro Primavera, esse momento foi de inspiração, no qual foi possível verificar como é o dia a dia de uma prefeita. “Com essa oportunidade, podemos ver que elas são pessoas, não é só um ‘alguém’ que está lá cuidando da gente, o que é muito importante também. A gente se inspira, aprende como elas chegaram naquele lugar, porque, tentando maneiras de alcançá-las, nos tornamos como elas. Não temos tantas mulheres no poder, ainda, como a nossa prefeita que é a primeira prefeita da cidade. É uma grande inspiração para a gente. Não só ela, mas também outras mulheres da Saúde, Educação, Comunicação, todas elas aqui são nossas inspirações”, disse.

Danyellen com a prefeita Sheila Lemos

De acordo com a prefeita Sheila Lemos, abrir esses espaços para a juventude é uma maneira de motivar as meninas, efetivamente, para mudarem o rumo da história não só da cidade, mas da sociedade como um todo. “É um prazer enorme receber Danyellen hoje em nosso gabinete para participar conosco dessa agenda da manhã aqui na Prefeitura, onde ela conheceu os espaços, o memorial, a galeria de ex-prefeitos de Vitória da Conquista e se impactou com o fato de, na galeria, ter a foto apenas de uma mulher no meio de todos aqueles homens que foram gestores da cidade, desde a emancipação política. Então, a gente entra para mudar a história e incentivar outras mulheres a participarem,  assim como estamos incentivando as nossas jovens, as nossas ‘Danyellens’ que moram aqui, para que possam mudar o rumo da história. A partir delas, que todas possam trabalhar pelo coletivo e conseguir entender que, quando defendemos o coletivo, também estamos defendendo as nossas pautas pessoais. Isso é de suma importância”,  afirmou a prefeita. 

Acompanhando a visita da adolescente, a mobilizadora do Nuca, Laís Senna, explicou a importância das meninas terem esses momentos de perto com as mulheres que elas se inspiram, porque, além de adquirirem informações, podem multiplicar essas informações para gerar conhecimento e engajar outras meninas a construírem seus sonhos baseados em mulheres que já estão onde almejam chegar no futuro. “O Nuca recebeu esse grande presente que é fazer desse importante projeto, que tem como protagonistas, nesse primeiro momento, as adolescentes do núcleo, convidadas a participar de um dia na vida de profissionais e gestoras que têm cargos que elas almejam ter um dia. Nós ficamos muito felizes porque essas meninas têm um potencial muito grande para também mobilizar outras adolescentes, para que elas possam construir o seus projetos de vida baseados nos sonhos que elas têm”, disse.

À tarde, outra adolescente do Nuca, Eloá Lopes, 15 anos, moradora do bairro Jardim Valéria, participará da agenda da prefeita Sheila Lemos. O projeto “Um dia que inspira o futuro” terá continuidade em outros setores do Governo Municipal ao longo dos dias. 

Laís e Danyellen

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

No dia 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) comemora dois anos de criação. Por meio da Lei Municipal nº 2.781/2023, a Prefeitura deu esse importante passo no que se refere à ampliação das ações voltadas para a garantia dos direitos das mulheres, além de se tornar um marco para a história de Vitória da Conquista.

Dentre os objetivos da SMPM, está a abrangência de três eixos centrais – promover a igualdade de gênero, combater as várias formas de violência contra as mulheres e garantir que todas elas tenham acesso a oportunidades em diferentes segmentos.